• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 20:25:32 -03
    Alexandra Forbes

    Olhar estrangeiro sobre o Rio

    28/10/2015 03h00

    Os jornalistas Andrea Petrini (Itália), Liliana López (Bolívia) e María de Michelis (Argentina), todos especializados em gastronomia, estão na capital paulista para cobrir o evento Semana Mesa São Paulo, recém-chegados do Rio.

    Viram lá grande mérito no trabalho da chef Roberta Sudbrack, do restaurante homônimo, que, para Petrini, está "numa classe à parte". Também gostaram bastante do Olympe. "Progrediu desde minha última visita dois anos atrás", disse Petrini, que vê com bons olhos Thomas Troisgros estar tomando o bastão do pai, Claude.

    Desgostaram da feijoada do Rubaiyat, mas caíram de amores pelo Aconchego Carioca, o simpático bar-restaurante na praça da Bandeira, da mais simpática ainda Kátia Barbosa. Petrini recomendou: "Depois de comer, rapte a chef e leve embora com você". López fez coro: "A gente quer chegar em um lugar e sentir que está ali, e o Aconchego dá isso, é delicioso e típico em todos os sentidos. Ao contrário daquela feijoada sem alma, a comida do Aconchego, além de saborosa, é tão genuína quanto sua atmosfera".

    Até mocinhas de dieta renderiam-se aos encantos do bolinho de feijoada de Kátia. Do mesmo modo que todo chef estrangeiro que vem a São Paulo, por mais que goste do D.O.M. e do Maní, sai rasgando elogios ao informal e modesto Mocotó.

    Quando me perguntam onde comer bem em Lima, apesar de fã de templos gastronômicos locais como o Central, o primeiro lugar que recomendo é o simplíssimo Chez Wong -um puxadinho com um fogareiro no quintal. Ali um carismático sino-peruano faz ceviches incríveis.

    O gostoso, quando viajamos, é brincar de local, com ênfase no "brincar". Provar um menu-degustação em um restaurante fino pode ser deliciosa maneira de conhecer uma cidade e seus costumes. Mas compartir pratarrazes e copos em botecos dá um prazer mais visceral, como um abraço de amigo.

    Quem já se jogou no frango com farofa de ovo do carioca Galeto Sat's, nos cheesebúrgueres do J.G. Melon, em Nova York, e em outras laricas clássicas sabe do que estou falando...

    alexandra forbes

    É jornalista gastronômica, 'foodtrotter' e autora de 'Jantares de Mesa e Cama'. Escreve aos domingos, a cada duas semanas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024