• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 07:24:08 -03
    Alvaro Costa e Silva

    Nas mãos de Crivella, Rio vira 'Riurd'

    10/10/2017 02h00

    Jefferson Rudy - 29.mar.2016/Agencia Senado
    29/03/2016 Plenario do Senado durante sessao deliberativa ordinaria. À mesa, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Foto: Jefferson Rudy/Agencia Senado ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O prefeito do Rio, Marcelo Crivella

    RIO DE JANEIRO - Ao longo de seus quatro séculos de vida, a Ouvidor já foi rua do Aleixo Manuel, do Gadelha, do Barbalho, do Braz Luiz, do Salvador Correa, gente que morou nela. Ali ficava a residência oficial dos ouvidores, daí o nome atual. Em 1897, um decreto obrigou que fosse denominada Moreira César, homenagem ao sanguinário comandante das tropas que lutaram em Canudos. Mas nenhum carioca aceitou, e o nome popular venceu.

    Algumas denominações vingam, outras não, por mais merecedoras que sejam. Ninguém chama de praça Mario Lago o buraco do Lume, no Centro. Nem de praça Floriano a Cinelândia. Antonio Carlos Jobim foi avenida na praia de Ipanema, por alguns dias após sua morte, em 1994. A ideia, ao substituir Vieira Souto na placa, era que Tom fizesse esquina com Vinicius de Moraes (ex-Montenegro). Não pegou. Tom Jobim virou rua, sim, mas em Jacarepaguá.

    A velha prática de usar logradouros para puxar o saco de políticos e canastrões de toda ordem vinha felizmente caindo em desuso. Até o prefeito Marcelo Crivella entrar em cena e acrescentar novos ingredientes à modalidade.

    Não satisfeito em pegar casquinha na onda conservadora de grupelhos de direita, proibindo exposições, Crivella, sem consultar moradores, deu uma canetada e mudou o nome de 42 ruas da Vila do João, no Complexo da Maré. A violência e a pobreza agora terão lugar nas ruas do Éden, da Adoração e do Perdão, e na travessa Monte Sião. Todas com placas novinhas, sem crivo de balas.

    Até o fim do mandato, não será surpresa se ele trocar o nome da avenida Nossa Senhora de Copacabana. Não à toa, as redes sociais resolveram aderir às mudanças. Só chamam o Rio de Janeiro de "Riurd Janeiro", numa referência à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), da qual Crivella é bispo licenciado. Como se vê, nem tão licenciado assim.

    alvaro costa e silva

    Trabalha como jornalista desde 1988. Em redações de jornais e revistas cariocas, foi repórter, redator, editor, colunista. Escreve às terças.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024