• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 19:31:51 -03
    Américo José

    Menos tarefas, mais resultados

    03/07/2016 01h00

    Ao viajar pelo Brasil para dar palestras, tenho escutado pessoas de diferentes profissões reclamarem sempre das mesmas coisas: excesso de trabalho e pouco resultado.

    Nós todos estamos trabalhando demais. Na avenida Paulista, é comum ver escritórios com as luzes acesas tarde da noite. Dentro deles, há pessoas tentando terminar um trabalho que não tem fim.

    E se, em vez de tentar dia após dia concluir as tarefas, você questionasse se elas são mesmo necessárias? Afinal, não adianta simplesmente se comprometer com o trabalho: é preciso se comprometer com o resultado.

    Há uns dias, precisei contratar um designer gráfico para um serviço de última hora. A maioria dos profissionais que consultei disse que não seria possível, que não daria tempo. Eles estavam pensando nas tarefas que teriam que realizar.

    Só um me deu uma resposta diferente. Pediu para olhar o material a ser diagramado e explicou que teria de pedir ajuda a outra pessoa e, por isso, me cobraria um valor adicional de urgência. Em vez de pensar nas tarefas, ele pensou no meu problema e buscou uma solução. E ganhou um cliente fiel.

    Você pode argumentar que nem sempre é possível deixar as tarefas de lado e focar apenas no que dê resultado. Eu jamais sugeriria a você que contrariasse seu chefe ou seu cliente, deixando de lado os compromissos já assumidos para arriscar um novo caminho.

    Mas se você tem competência, coragem e vontade de fazer coisas que podem trazer resultados à empresa e aos clientes, tente esquecer sua lista por um dia. Só por hoje concentre-se apenas no que importa.

    Resolva um problema, crie uma nova saída, melhore um processo, faça algo digno de um elogio.

    A grande frustração vem quando se trabalha muito e não se realiza nada. Afinal, ao fim do dia, não adianta listar as coisas que você fez, é preciso falar sobre o que realizou.

    Só assim quando você for embora para casa terá a sensação de dever cumprido -mesmo sem riscar todos os itens daquela lista.

    américo josé

    É consultor de empresas e palestrante há mais de 20 anos.
    Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024