• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 05:57:38 -03
    Américo José

    Profissional deve criar oportunidades, sem esperar pelos outros

    09/04/2017 02h00

    Shutterstock
    Two businessman shaking hands at office ORG XMIT: 53616c7465645f5ff9a1e1550973b6cd ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Criatividade, resiliência, curiosidade e velocidade precisam ser incorporadas ao cotidiano

    Alguns reclamam que nunca ninguém lhes deu uma chance. Outros me contam, com tom de voz agradecido, que receberam uma oportunidade de alguém. Claro que é sempre importante contar com a ajuda das pessoas. Mas eu prefiro pensar que as boas oportunidades dificilmente vêm dos outros: somos nós os responsáveis por criá-las.

    Na minha vida, percebi que as oportunidades só apareceram quando eu estava realmente pronto para executar determinada tarefa. Tive que me preparar bastante não apenas para poder aproveitar as oportunidades quando elas surgissem, mas principalmente para ser capaz de identificá-las e ter segurança para agarrá-las.

    Sou palestrante há 30 anos e até hoje me lembro da primeira vez que falei em público. Eu era o jovem assistente de um consultor, que estava aplicando um treinamento. Ele estava gripado e foi perdendo a voz, até não conseguir falar mais.

    A empresa queria cancelar o restante do programa. Ali, percebi minha chance e sugeri que eu poderia continuar a apresentação, desde que o consultor permanecesse na sala para me auxiliar.

    Mesmo que estivesse nervoso, sabia que era capaz de aproveitar aquele momento e fazer dele um aprendizado para minha carreira.

    Hoje, ninguém está mais seguro sobre aquilo que faz. A tecnologia e a concorrência crescente trazem grandes ameaças mesmo para empresas gigantes. Emissoras de TV, que até outro dia reinavam absolutas, foram atropeladas por plataformas como Netflix e YouTube.

    O que tudo isso tem a ver com a sua carreira e suas oportunidades de crescimento? Mais do que nunca, é preciso estar atento e aberto ao novo. Chegou o momento de ouvir, ver, sentir, reaprender e repensar tudo que fazemos. Afinal, todas as tarefas que executamos bem agora podem não ser tão necessárias daqui a alguns meses.

    E isso significa que você será superado? É claro que não -desde que você tenha preparo para identificar ou criar oportunidades, usando seus conhecimentos em novas áreas.

    Se quisermos saber por onde seguir e como encontrar boas chances, palavras como criatividade, diversidade, resiliência, colaboração, humildade, curiosidade e velocidade precisam ser incorporadas ao nosso cotidiano.
    De agora em diante, seremos reconhecidos apenas por aquilo que fazemos, e não pelos títulos que conquistamos no passado.

    américo josé

    É consultor de empresas e palestrante há mais de 20 anos.
    Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024