• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 05:28:53 -03
    André Barcinski

    Curitiba é top da baixa gastronomia

    19/06/2013 03h00

    Em matéria de gastronomia ogra, a capital do Brasil é Curitiba. Que eu saiba, nenhuma cidade brasileira chega perto da capital paranaense em termos de lanches de tamanho bestial.

    Há alguns meses, um leitor curitibano enviou a dica de uma lanchonete, a Montesquieu, que servia uma barbaridade em forma de sanduíche: o X-montanha, um hambúrguer colossal que tinha até um rissole -isso mesmo- escondido no meio.

    Agora, chega uma novidade que faz o X-montanha parecer um aipo: o Megalombada. Criado por seu Carivaldo, o Ferran Adrià da baixa gastronomia curitibana, o bichão leva, segundo artigo publicado no blog "Curitiba Baixa Gastronomia", do jornal "Gazeta do Povo", nada menos de seis hambúrgueres, maionese, presunto, mozarela, seis ovos, seis salsichas, frango, carne, bacon, calabresa, cheddar, Catupiry, provolone, tomate e alface.

    O Megalombada é servido numa embalagem de pizza, custa R$ 35 e dá para oito pessoas.

    Quando ouvi o nome do lanche pela primeira vez, achei que o monstrengo levava lombo, mas descobri que o nome foi inspirado na localização antiga da lanchonete de seu Carivaldo, que ficava em frente a uma lombada.

    A nova casa se chama, apropriadamente, Lanchonete da Lombada.

    Admiro quem tem coragem de enfrentar o Megalombada, mas, apesar de escrever bastante sobre restaurantes fartos e baratos, confesso que esses "desafios gastronômicos" me assustam. Não consigo apreciar programas de TV como o cultuado "Man vs. Food", cujo próprio nome já põe a comida como um inimigo a ser batido.

    Sempre vi a comida como nossa aliada, e não adversária. Mas estou curioso para ir a Curitiba e testar o Megalombada. Segundo os comentários, além de enorme, o lanche é delicioso. A conferir.

    Lanchonete da Lombada: rua Raposo Tavares, 528, Curitiba, tels. 0/xx/41/3338-9515 e 0/xx/41/3014-9524

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024