• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 16:19:03 -03
    André Barcinski

    Arqueologia da nouvelle vague

    22/11/2015 02h00

    Jean-Pierre Melville (1917-1973) nunca teve, no Brasil, a moral que alguns de seus contemporâneos do cinema francês, como Truffaut, Godard e Louis Malle, experimentaram. Seu mais conhecido é "O Samurai" (1967), com Alain Delon, um policial existencialista sobre um assassino de aluguel perseguido tanto pela lei quanto pelos empregadores mafiosos.

    Divulgação
    Cena de O Círculo Vermelho, com Alan Delon
    Cena de O Círculo Vermelho, com Alan Delon

    "O Samurai" influenciou muita gente, de Walter Hill a John Woo, de Tarantino a Nicolas Winding Refn. Mas bem antes, Melville -cujo sobrenome era Grumbach antes de escolher seu pseudônimo em tributo ao autor Herman Melville, de "Moby Dick"- havia influenciado Jean-Luc Godard, que o escalou em "Acossado" (1960), pilar da nouvelle vague.
    Melville começou no cinema em meados dos anos 1940, mas foi com "Bob Le Flambeur" (1956) que encontrou seu estilo. O filme era um "thriller" sobre um fora da lei que planeja assaltar um cassino e trazia elementos do cinema noir hollywoodiano e das histórias policialescas de ficção pulp que Melville adorava.

    A Versátil acaba de lançar uma caixa com dois DVDs com três filmes e um documentário sobre o cineasta. Os longas são "Dois Homens em Manhattan" (1959), "Técnica de um Delator" (1962) e "O Círculo Vermelho" (1970), o penúltimo da carreira de Melville. O documentário se chama "Codinome Melville" e traz depoimentos de fãs, como os cineastas Bertrand Tavernier e Volker Schlondorff.

    Os três trazem elementos conhecidos do cinema de Melville: personagens misteriosos de passados conflituosos, tramas complexas, em que não se sabe muito bem quem são os mocinhos e os bandidos, e estilo minimalista e elegante, com tiroteios montados e coreografados com maestria. Pergunte a John Woo ("The Killer") e a Tarantino ("Cães de Aluguel") de onde tiraram inspiração às suas trocas de tiros.

    *

    CONEXÕES

    FILMES

    A ARTE DE JEAN-PIERRE MELVILLE
    QUANDO: 2015
    QUANTO: R$ 69,90
    EDITORA: VERSÁTIL
    DIREÇÃO: JEAN-PIERRE MELVILLE

    ACOSSADO
    QUANDO: 1960
    QUANTO: R$ 67
    DIREÇÃO: JEAN-LUC GODARD
    GRAVADORA: VERSÁTIL

    O policial de 1960 mudou o cinema com montagem criativa e narrativa fragmentada, mas poucos lembram que foi inspirado grandemente em Melville. Tanto que Godard o escalou no papel de Parvulesco.

    DRIVE
    QUANTO: R$ 14,90
    DIREÇÃO: NICOLAS WINDING REFN
    GRAVADORA: IMAGEM FILMES

    Ryan Gosling vive um piloto de automóvel que faz bicos dirigindo bandidos que fogem de assaltos. O personagem é claramente inspirado nos gângsteres e assassinos frios e existencialistas de Melville.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024