• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 01:46:36 -03
    André Barcinski

    'Schmilco' é o disco de sonoridade mais crua e direta da banda Wilco

    18/09/2016 02h00

    Zoran Orlic/Divulgação
    Banda Wilco lança o álbum Schmilco (Zoran Orlic/Divulgação) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    A banda Wilco, que lança o disco "Schmilco"

    DISCO

    Cru e pessoal
    Wilco, a banda de rock liderada por Jeff Tweedy, vem ao Brasil em outubro e acaba de lançar seu décimo disco de estúdio, "Schmilco". É um LP majoritariamente acústico e de sonoridade mais crua e direta, sem os arranjos complexos e a produção cristalina de discos como "Yankee Hotel Foxtrot" (2001) e "A Ghost is Born" (2004). É também um dos discos mais pessoais e confessionais de Tweedy, com letras sobre morte, dor e nostalgia. A princípio, a aspereza de "Schmilco" pode causar certa resistência em alguns fãs, mas bastam duas ou três audições para se encantar pelo disco.

    Schmilco. Artista: Wilco. Gravadora: Dbpm Records (2016, disponível no Spotify)

    Reprodução
    Capa de 'Schmilco', décimo álbum do Wilco, com capa desenhada pelo espanhol Joan Cornellà
    Capa de 'Schmilco', décimo álbum do Wilco, com capa desenhada pelo espanhol Joan Cornellà

    *

    LIVRO

    Thriller histórico
    Erik Larson conquistou muitos leitores com seus trabalhos de não ficção como "No Jardim das Feras" e "O Demônio na Cidade Branca". Em "A Última Viagem do Lusitania", ele conta a história real do transatlântico afundado por torpedos alemães em maio de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial. Quem leu qualquer livro de Larson conhece sua capacidade de transformar eventos históricos em "thrillers" empolgantes.

    A Última Viagem do Lusitania. Autor: Erik Larson. Tradução: Berilo Vargas. Editora: Intrínseca (2015, 432 págs., R$ 49,90)

    *

    FILME

    Impacto novo
    Relançamento em DVD do ótimo filme de Luís Sérgio Person, de 1967, sobre o famoso caso ocorrido no interior de Minas Gerais, envolvendo dois irmãos injustamente acusados por um crime durante o Estado Novo de Vargas. O filme faz analogias entre a ditadura de Vargas e a ditadura militar que havia tomado o poder. É difícil, para o público contemporâneo, entender o quão impactante deve ter sido assisti-lo em 1967.

    O Caso dos Irmãos Naves. Direção: Luís Sérgio Person. Elenco: Anselmo Duarte, Cacilda Lanuza e John Herbert. Distribuição: Bretz Filmes (1967, R$ 64)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024