• Colunistas

    Friday, 19-Apr-2024 15:55:57 -03
    Antonio Prata

    Tentando escrever uma crônica em 2017

    05/03/2017 02h00

    Adams Carvalho/Folhapress

    A tecnologia avança para facilitar a nossa vida e nos trazer mais confor/ Pliiiim! Whapp Guga: "Queridón, esqueci o carregador do iPhone aí na sua casa, você pode deixar na portaria?"/ Whapp Eu: "Claro. É carregador novo ou velho?"

    Nem 25 anos atrás, se você quisesse falar com um amigo, precisava fazer uma ligação telefônica ou escrever uma carta./ Tchurrrrl! Facebook inbox Arthur: "Fala primo blz é o Arthur filho da Lucia prima da sua mae de Guararema entao a minha mae disse que voce mora perto do centro e semana que vem a minha namorada vai tah ai em SP p/ um trampo no centro e queria saber se rola dela ficar tipo uma semana na sua casa de boa ah ela tem um gato abraxxxx primooo!"

    Era preciso comprar envelope, selo, ir ao correio, esperar na fila: dá preguiça só de pens/ Pliiiiim! Whapp Guga: "Carregador novinho, tinha comprado ontem mesmo, saco!"/ Whapp Eu: "Não, xaropão! É carregador de iPhone novo, de plugue fino, ou velho, de plugue largo? Minha casa é um cemitério de carregadores"/...só de pensar.

    E as linhas cruzadas? As ligações recebidas por engano?/ Zuooom! SMS: "Vai pra folia? Clique no link abaixo e use o cupom CARNA99 de R$ 15,00 de desconto!"/ Whapp Eu: "Amor, um primo de terceiro grau pediu pra hospedar a namorada em casa. Uma semana. Eu mal conheço o cara, a gente tem filho pequeno, tudo bem falar que não rola, né? (Ela tem um gato). Segunda coisa: o Guga esqueceu o carregador aqui. Você viu?"

    A tecnologia nos libertou destas pequenas chatices da vida cotidiana. Outra revolução tecnológica foi o acesso à informação. Na década de 90, ainda dependíamos das enciclopédias, dos almanaques que folheávamos ávidos por detalhes tão triviais quanto/ Pliiiim! Whapp Guga: "Ah, é o velho, o toletão! Sou pobre, mano! Hahaha!"/...detalhes tão triviais quanto a capital de um país ou a data de nascimento de uma figura histórica/ Pliiiim! Whapp Amor: "Namoprima: não! Carregador: sim. Vi de manhã perto da torradeira."

    Agora, com apenas um clique, podemos ler as obras completas do Shakespeare./ Tchurrrl! Facebook inbox Arthur: "Primo vi aqui que voce leu a mensagem hehehe e aih rola eh nois!"/ Facebook inbox Eu: "Fala, Arthur! Quanto tempo! Cara, eu adoraria receber a sua namorada e o gato, mas tô com filhos pequenos, ela teria que dormir na sala, ia ficar meio apertado, espero que entenda. Já deram uma olhada em quartos no Airbnb? Tem coisa boa e barata. Boa sorte!"/

    Também podemos ouvir de graça toda a discografia dos Beatles, as Bachianas do Villa-Lobos./ Tchurrrl! Facebook inbox Arthur: "Na verdade pelo que me falaram de você eu meio que já esperava essa resposta beleza o que vai volta ♥ karma ♥ paz ♥ irmão ".

    A mais importante conquista da tecnologia, porém, é o ganho de tempo: o tempo que antes gastávamos inutilmente agora nos é reservado para ficar com a família, curtir os amigos, investir na carreira e nos aprimorarmos como seres humanos./ Whapp eu: "Guga, já tá na portaria. Abs!"/ Pliiiim! Whatapp Guga: "Valeu, queridón, mando em retribuição essa pérola da Cicciolina circa 1985 http://migre.me/waseu"/ Zuoooom! SMS: "Você atingiu 99% do seu pacote de internet. Continue navegando no WhatsApp, Facebook e Twitter à vontade s/ franquia, Envie SIM p/ 418 e contrate novo pcte."

    antonio prata

    É escritor. Publicou livros de contos e crônicas, entre eles 'Meio Intelectual, Meio de Esquerda' (editora 34).
    Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024