• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 16:45:11 -03
    Bernardo Mello Franco

    Brasil, capital Mombaça

    18/06/2015 02h00

    BRASÍLIA - Os moradores da pequena Mombaça madrugaram, mas não foi de ansiedade. Às 4h, a banda da Polícia Militar acordou o povo com os retumbantes acordes do hino nacional. Era o último ensaio para a visita do deputado Paes de Andrade, que pousaria horas depois como presidente interino da República.

    O parlamentar programou a visita à terra natal assim que assumiu a cadeira de José Sarney por alguns dias, em fevereiro de 1989. A comitiva inchou tanto que não coube no avião reservado pela FAB. Ao todo, dois Boeings e um Buffalo decolaram de Brasília rumo ao sertão do Ceará.

    De terno azul e óculos escuros, o presidente interino chegou acenando para as crianças, que o esperaram sob o sol forte durante três horas. Foi à igreja, inaugurou uma agência do Banco do Nordeste que já funcionava havia um ano e descerrou uma placa de bronze com o próprio nome.

    Na praça principal, um palanque foi montado para o discurso aos conterrâneos. "Não é fácil disfarçar a emoção quando toco as raízes da minha terra. Quantas recordações!", exclamou o visitante ilustre, com o tom empolado dos oradores d'antanho.

    "Terra de políticos! Berço de homens públicos honrados, dignos e altivos!", prosseguiu. Depois citou as "lições de civismo" herdadas dos antecessores, que enfrentaram "acirradas, duras e ásperas contendas", "construíram o progresso" e "deixaram um lastro de ensinamentos".

    Declamando palavras de um tio vigário, o presidente interino debulhou-se em elogios ao povo local. "O Ceará tem na fronte o facho luminoso das ideias, no coração os espinhos acerbos da dor." Por fim, queixou-se das críticas da imprensa à viagem. "Essa era uma visita obrigatória. Tinha que estar aqui confraternizando com vocês, com a alma da minha terra, até para fortalecer as minhas energias espirituais", justificou-se.

    Há dois meses, a Anac desativou o aeródromo de Mombaça, onde pousou a alegre comitiva. Paes de Andrade morreu nesta quarta, aos 88 anos.

    bernardo mello franco

    Jornalista, assina a coluna Brasília. Na Folha, foi correspondente em Londres e editor interino do 'Painel'.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024