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    Carlos Heitor Cony

    A Copa e a mídia

    15/07/2014 02h00

    RIO DE JANEIRO - Herdei do pai a qualidade de abraçar causas perdidas, canoas furadas. Daí que concordo com três companheiros de ofício.

    Tostão, com sua experiência de craque consumado, declara que a Copa foi espetacular, inesquecível.
    Precisei ir ao dicionário para saber o que era "esdrúxulo", palavra com que meu mestre e amigo Luis Fernando Verissimo classificou vários atos e fatos da mesma Copa.

    Juca Kfouri fez uma observação inteligente. Os prognósticos da maioria dos entendidos eram que a histórica bagunça nacional daria um vexame internacional na organização geral do evento, embora brilhasse no gramado. Foi exatamente o contrário. Tudo correu maravilhosamente, alegria, cordialidade, aviões mais ou menos nos horários, nenhum desastre vergonhoso, a própria violência estrutural das nossas ruas, se não acabou, pelo menos diminuiu sensivelmente.

    Os mesmos entendidos louvaram –uns mais, outros menos– a nossa presença nos gramados, mas criticaram a seleção, crucificaram Felipão, Fred e a comissão técnica.

    A logística, com as inevitáveis falhas pontuais, está sendo elogiada. O maior, e quase único vexame que escandalizou o mundo e envergonhou todos nós, brasileiros, até a quinta geração, foi dado no Mineirão (7 a 1). Em campo, nossa atuação foi lamentável, igual a de um clássico da terceira divisão, entre o Manufatura e os Ferroviários.

    Pior foi o show de encerramento, o figurino cafona de Ivete Sangalo e a crista de galo de briga do Carlinhos Brown numa rinha clandestina do antigo zoológico.

    Uma palavra sobre Fred. Herói e artilheiro da Copa das Confederações no ano passado, virou saco de pancada na mídia e no Twitter. Não saía da área do adversário, cumprindo ordem tática do Felipão, dando a impressão de que não se movimentava em campo.

    carlos heitor cony

    Escreveu até dezembro de 2017
    carlos heitor cony

    É membro da ABL. Começou sua carreira no jornalismo em 1952 no 'Jornal do Brasil'. É autor de 17 romances e diversas adaptações de clássicos.

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