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    Carlos Heitor Cony

    A voz no deserto

    16/12/2014 02h00

    RIO DE JANEIRO - É isso aí. Não tenho falta de assunto, pelo contrário, há assunto demais. Fred continuará no Fluminense? Obama dará um jeito na polícia americana, que está matando negros? O papa aceitará o casamento dos homossexuais? Comentar os últimos escândalos do governo de dona Dilma? É preciso reformar a Lei da Anistia, punindo os dois lados da luta, o contrário e o favorável à ditadura? Constatar que estão sendo criadas duas nações, o Brasil bom e o Brasil calhorda, o Brasil do PT e da base aliada e o Brasil do resto? Seria um pleonasmo e certamente uma redundância.

    Quando morreu o Cardeal Leme, em 1942, no seminário onde estudei, um professor pediu que os alunos fizessem um soneto sobre o assunto. Apareceram 52 sonetos, inclusive o meu, que começavam com a nefasta informação: "Morreu o cardeal..." –pelo menos, tive o mérito de nunca mais fazer sonetos.

    Não creio na punição dos responsáveis. A investigação dependerá do PT, que demitirá o contínuo de dona Graça Foster e dois ou três seguranças que dão serviço em duas ou três refinarias.

    Tenho a impressão de que o governo está sofrendo de um alzheimer coletivo. O andar de cima (para usar uma expressão do Elio Gaspari) garante que não sabia de nada a respeito da ladroeira continuada em nossa principal empresa.

    Pouco antes de morrer, o Paulo Francis denunciou os escândalos da Petrobras. Com a autoridade de ser um brilhante jornalista, ele dizia que os funcionários do alto escalão estavam com os bolsos cheios. E suas contas na Suíça estavam cada vez mais gordas.

    A única medida da estatal foi processar o jornalista. Deprimido, Paulo Francis morreu de repente, sem encontrar ressonância na mídia. FHC e José Serra tentaram demover o presidente da Petrobras, mas não foram atendidos.

    carlos heitor cony

    Escreveu até dezembro de 2017
    carlos heitor cony

    É membro da ABL. Começou sua carreira no jornalismo em 1952 no 'Jornal do Brasil'. É autor de 17 romances e diversas adaptações de clássicos.

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