• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 13:41:04 -03
    Caro Dinheiro

    Argentina é destino vantajoso para brasileiro

    13/01/2014 09h23

    A economia argentina entra em 2014 com o dólar a 10,90 pesos no câmbio paralelo, 65% acima do oficial. É a incerteza sobre a economia que tem levado os cidadãos a buscar segurança no dólar, pagando um valor muito acima do câmbio oficial.

    Restaurantes, lojas e até mesmo comerciantes de rua estão se transformando em pequenos cambistas, oferecendo cotações extremamente vantajosas para os turistas.

    Apesar do risco, tem sido interessante caminhar com alguns reais ou dólares no bolso para utilizar em transações locais e aproveitar o câmbio. O exemplo a seguir mostra que ambas as moedas estão em alta no país.

    As cotações atuais são de, em média, 6,61 pesos por dólar no câmbio oficial e 10,90 pesos no dólar paralelo. E 2,81 pesos por real no câmbio oficial e 4,22 pesos por real no paralelo. Além disso, o dólar turismo vale R$ 2,46 na venda, e as trocas em estabelecimentos oficiais é tributada em 0,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

    Para o turista que possui R$ 1.000 para converter em pesos e deseja seguir a cotação oficial, a melhor opção é fazer a troca direta, obtendo 2.799,32 pesos na transação. Já para aqueles que estão dispostos a utilizar o câmbio paralelo, há uma ligeira vantagem em converter primeiro os reais em dólares, e depois trocar os dólares por pesos.

    No final das transações, são obtidos 4.414 pesos, enquanto, na conversão direta, 4.220 pesos. A diferença não é muito grande, o que torna a operação dupla interessante somente se houver uma boa cotação para o dólar garantida. Caso contrário, pode-se utilizar o próprio real, já que o ágio pela moeda americana não é muito mais alto.

    Com cautela, evitando trocar moeda em locais sem recomendação, o turista brasileiro pode usufruir de uma viagem internacional sem grandes gastos na Argentina.

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024