• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 12:02:35 -03
    Caro Dinheiro

    Aplicativo permite identificar bar e restaurante com preço 'justo'

    13/04/2014 13h51

    Não é novidade que o brasileiro anda cansado de pagar preços abusivos por produtos e serviços. Um dos sintomas disso é que iniciativas contra essas cobranças não param de surgir.

    No ano passado foi a onda de protestos contra o aumento nas passagens do transporte público que levou milhares de pessoas às ruas. Depois surgiu, no Rio de Janeiro, o Movimento Surreal que propunha um boicote contra bares e restaurantes que praticavam preços considerados altos pelos consumidores. Agora surge um aplicativo com a promessa de tornar muito mais prática e rápida aquelas pesquisas de preço que todo mundo gostaria de fazer, mas que poucos têm tempo para por em prática.

    O nome do app é Ju$to e ele é abastecido com informações levantadas pelos consumidores. Por ele é possível consultar os preços praticados por bares e restaurantes mais próximos de onde o usuário está, por meio de dois sistemas já bem conhecidos do brasileiro: o de localização Foursquare, com login e senha da rede social Facebook. A ideia é facilitar a vida do consumidor no sentido de que ele possa verificar os preços, tanto os baixos quanto os altos, praticados nos estabelecimentos comerciais antes de decidir aonde irá.

    Obviamente que os "pais" do app, Pedro Almeira e Ubiratan Braga, trabalham para irem aperfeiçoando o projeto inicial. A meta é possibilitar nas próximas versões que o consumidor possa também pesquisar diretamente quais são os estabelecimentos com preços mais baixos na região onde ele está. Mesmo assim, alguns recursos já permitem, por exemplo, que o usuário possa fazer correções de valores no aplicativo, o que o torna mais preciso e atualizado.

    O aplicativo também, em breve, permitirá aos usuários fazerem pesquisa por marca. Hoje o app só pode ser baixado em iPhones, porém a ideia é torná-lo disponível futuramente para Androids também, caso haja demanda para isso.

    Texto em parceria com a jornalista Adriana Matiuzo

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024