• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 05:10:22 -03
    Caro Dinheiro

    Bolívia: um exemplo na América Latina

    17/04/2014 03h00

    Nos últimos anos alguns países latinos, como Brasil, Colômbia e México, cresceram e se tornaram queridinhos dos investidores mundiais. Com o fim do boom de commodities, no entanto, a situação econômica de boa parte da América Latina vem se deteriorando.

    Uma das exceções a essa tendência, para a surpresa de muitos, é a Bolívia. O país vem arrancando elogios do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial.

    "Há vários anos, o desempenho macroeconômico da Bolívia tem sido muito bom", afirmou recentemente a chefe da missão do FMI no país.

    Segundo analistas, a Bolívia soube aproveitar a alta dos preços de gás natural para formar reservas, manter as contas públicas em ordem e impulsionar o crescimento.

    Tanto que o país acumula reservas internacionais de US$ 14 bilhões, o que representa metade do PIB (Produto Interno Bruto) do país. O valor deixa o governo boliviano em uma situação confortável contra possíveis choques externos.

    Além disso, as exportações de commodities mantêm o superavit da conta corrente em níveis elevados: 7,1% do PIB em 2013, segundo o Banco Mundial.

    O crescimento da economia boliviana também é animador. Como podemos ver no gráfico abaixo, o crescimento do percentual do país está acima do correspondente brasileiro nos últimos anos.

    Samy Dana/Banco Mundial

    Todos esses fatores dão segurança para investidores estrangeiros. O que se reflete no investimento estrangeiro direto (IED), que se manteve em uma média de 3,5% do PIB nos últimos 4 anos.

    A Bolívia está longe de se tornar uma economia pujante. Seu PIB per capita de US$ 3.030 é um atestado disso. O valor é menor que um quarto do PIB per capita brasileiro, segundo a The Economist. E a dependência econômica excessiva de commodities reflete um país ainda rudimentar.

    As mesmas organizações que elogiam a política econômica no período recente afirmam que o país apresenta inúmeras deficiências. E o ambiente de negócios não contribui para um crescimento de longo prazo dado o cenário político.

    Mas o fato é que o país soube aproveitar vantagens dos últimos anos para manter uma política econômica prudente. O que muitos de seus vizinhos, infinitamente mais poderosos e importantes, não estão sendo capazes de colocar em prática.

    Texto em parceria com Luca Mosena, graduando em administração pela EAESP/FGV

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024