• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 16:08:25 -03
    Caro Dinheiro

    Cautela jovem

    17/09/2014 10h22

    Um estudo feito pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) mostrou que os jovens têm dificuldade em definir a melhor forma de empregar seu dinheiro, apesar de terem sonhos bem definidos.

    Mais de 34% responderam que as despesas são maiores do que suas receitas e 80% afirmaram considerar difícil a decisão de investir em algo devido ao grande leque de opções.

    A notícia boa é que os objetivos são pensados como prioridade para os jovens e 50% declararam que têm pretensões de cortar gastos para realizar seus sonhos.

    Segundo a Anbima, o perfil do jovem é sempre de alguém que tem cerca de R$ 1 mil para investir, mas possui planos que necessitam de investimento dez vezes maior.

    A pesquisa foi realizada com alunos do campus Santo Amaro da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) na capital paulista e faz parte do Programa "Como Investir em Você", que trabalha com educação financeira e cursos de extensão à distância.

    O estudo reafirmou que o investidor jovem caminha na mesma linha da média brasileira. O perfil é sempre de um investidor tímido, que tem poucos recursos disponíveis e que, portanto, prefere fazer investimentos mais conservadores e, ao mesmo tempo, menos arriscados.

    Os investidores jovens preferem reduzir sua margem de ganhos a ter que se arriscar em algo mais rentável, porém menos seguro.

    Post em parceria com Adriana Matiuzo

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024