• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 13:14:18 -03
    Caro Dinheiro

    Qual a melhor opção: CDB com 84% do CDI ou LCI que rende 80% do CDI?

    M.T. (JAÚ, SP)

    10/11/2014 02h00

    Antes de qualquer avaliação mais aprofundada, é importante ter em mente que tanto os CDBs quanto as LCIs ou LCAs funcionam como empréstimos para as instituições financeiras, consistindo em modalidades bastante diferentes do Tesouro Direto por si só.

    Por isso, o risco de tais aplicações está relacionado ao calote por parte dessas instituições, hipótese relativamente remota no caso dos grandes bancos brasileiros.

    Além disso, essas ferramentas contam com o Fundo Garantidor de Crédito, espécie de seguradora estabelecida entre os bancos para garantir o pagamento dos investimentos e seus respectivos retornos, até R$ 250 mil por CPF e por instituição, se a casa na qual a aplicação está vier a falir.

    Dessa forma, é possível considerar que, quanto maior o banco, menor o risco envolvido e, consequentemente, menor a rentabilidade oferecida aos clientes.

    Ambas as modalidades, CDBs e LCs, apresentam, via de regra, retorno atrelado ao CDI, negociado com uma porcentagem desse índice. Ele é influenciado pelas variações na Selic. Com a taxa básica de juros em 11,25% ao ano, o CDI tem ficado ao redor de 11,06% ao ano.

    No seu caso, que diz possuir R$ 100 mil para aplicar por cinco anos, os 80% do CDI pagos pela LCI tenderão a ser mais vantajosos do que os 84% do CDI no CDB. No caso da LCI, o resultado líquido é igual à remuneração, que, se mantida a taxa de 11,06% ao ano, resultará em aproximadamente 8,85%. Já no CDB, os 84% do CDI são um retorno na faixa de 7,9% pois haverá cobrança de 15% de IR sobre o rendimento.

    Em relação ao Tesouro Direto, que você também questiona, uma LFT (Letra Financeira do Tesouro) paga a taxa Selic, porém há cobrança de IR e de taxa de 0,3% de custódia, além da taxa administrativa cobrada por algumas corretoras. Neste caso, a estimativa de retorno da LFT na Selic atual ao ano gira em torno de 9,31%, muito próxima da LCI. O ideal seria diversificar seu investimento nessas duas modalidades para reduzir o risco.

    Por fim, vale lembrar que as taxas oferecidas pelo seu banco, sobretudo no CDB, estão baixas e distantes do restante do mercado. Pesquise a rentabilidade desse produto em outra instituição ou negocie com o gerente condições melhores, usando o longo prazo de investimento e a quantia elevada como argumentos.

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024