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    Caro Dinheiro

    Presente de Natal de R$ 122

    12/11/2014 10h26

    A pesquisa de intenção de compras para o Natal, elaborada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) indica que, para o brasileiro, presentear no fim de ano é um gesto importante e um costume.

    Assim, nove em cada dez entrevistados têm intenção de dar, em média, quatro presentes –mesma quantidade observada no Natal de 2013– pagando uma média de R$ 122,40 cada. No ano passado, o preço médio foi de R$ 86,59.

    Boa parte dos consumidores consultados (33%) pretende gastar menos, apesar de demonstrarem a sensação de que os produtos estão mais caros.

    A pesquisa mostra que 50% das compras serão pagas em dinheiro e o restante deverá ser parcelado em cinco vezes em média. Shopping centers e lojas virtuais são os locais mais procurados, mas 86% dos consumidores afirmam que pretendem pesquisar preços antes de efetuar as compras.

    De acordo com a pesquisa, as mães serão as mais presenteadas, seguidas pelos filhos, cônjuges e pais. Já a lista de itens a serem comprados traz roupas como as grandes preferidas, seguidas de calçados e perfumes.

    De modo geral, a pesquisa do SPC Brasil e da CNDL indica que os brasileiros estão bastante dispostos a presentear, embora se mostrem preocupados com as despesas do Natal.

    Os consumidores expressam o desejo de gastar menos que no ano passado. Por outro lado, pretendem comprar neste ano o mesmo número de presentes de 2013. Com o aumento do preço médio e a percepção de que os preços estão mais caros, a missão de diminuir as despesas tende a não se concretizar, o que pode vir a favorecer o endividamento.

    Para avaliar a intenção de compras no Natal de 2014, apontando as preferências e percepções dos consumidores em relação aos produtos, preços, formas de pagamento e locais de compra, o SPC Brasil ouviu, em outubro, 681 consumidores de ambos os sexos e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras. Foram aplicadas 47 questões.

    Artigo em parceria com a jornalista Adriana Matiuzo

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

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