• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 01:35:40 -03
    Caro Dinheiro

    Confira dicas para economizar nas ceias de Natal e de Ano Novo

    22/12/2014 02h00

    Os gastos com as ceias de Natal e de Ano Novo podem acabar saindo bem mais altos do que o esperado em algumas situações, principalmente quando deixados para a última hora. No entanto, com algumas medidas simples, é possível economizar consideravelmente e iniciar 2015 com o orçamento menos apertado.

    Para começar, é importante pensar em minimizar os maiores gastos. Optar por fazer ceia com os familiares em casa, por exemplo, pode ser uma excelente saída, pois, além de exagerarem no preço, restaurantes podem, muitas vezes, não propiciar um ambiente acolhedor nesta época do ano devido ao excesso de clientes.

    Fazer uma lista de compras e tentar segui-la ao máximo também contribui para reduzir as despesas. Decisões tomadas no supermercado e compras por impulso saem caro, além de criar espaço para que alguns produtos fundamentais sejam deixados para trás. Por isso, devem ser evitadas.

    Ao montar a lista, evite excessos: em geral, a fome é superestimada e a maior parte da comida acaba não sendo consumida na ceia.

    As bebidas são capítulo à parte: quanto mais são servidas, maior o consumo. Assim, para evitar que os gastos sejam muito elevados e inclusive evitar problemas que vão além dos financeiros, o melhor é ter cautela na quantidade e colocar as garrafas na mesa apenas no momento certo.

    A pesquisa de preços também não pode faltar, especialmente no caso dos produtos mais caros, como carnes, aves e frutas secas. A busca na internet e em catálogos de supermercados contribui significativamente nesse sentido.

    Alimentos de marcas menos conhecidas também podem ser válidos. A experiência em pequenas quantidades poderá dizer qual a melhor opção, valendo o teste antes do preparo da ceia.

    Além disso, com a recente alta do dólar, apostar em produtos nacionais, que não sofrem com a interferência do câmbio, é uma alternativa ainda melhor.

    Por fim, lembre-se de abrir o guarda-roupa antes de comprar peças novas para o Natal e para o Ano Novo. Às vezes, novas combinações podem ser bastante eficientes e mais baratas.

    Com esses pequenos cuidados, é possível reduzir consideravelmente as despesas e se preparar melhor para lidar com os gastos de início de ano que não tardam em chegar, como material escolar, impostos; ou mesmo aproveitar melhor as liquidações pós-festas!

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024