• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 00:38:41 -03
    Caro Dinheiro

    25% dos empresários não sabem o saldo bancário da sua empresa

    07/01/2015 02h00

    Uma pesquisa realizada pela plataforma Nibo, especializada em gestão financeira para PMEs (pequenas e médias empresas), mostrou que os principais fatores que afetam a gestão dessas empresas no Brasil são: a burocracia tributária, a falta de comunicação com o departamento de contabilidade e uma administração precária do departamento financeiro.

    Esse levantamento foi feito com 300 gestores de pequenas e médias empresas de todo o Brasil entre os dias 17 e 20 de novembro de 2014.

    A pesquisa mostrou que 70% das empresas com menos de 50 funcionários não recebem relatórios, como demonstração contábil, de seus escritórios de contabilidade. E, quando se trata de empresas com mais de 50 empregados, o número é de 47%.

    Outro dado interessante e preocupante é que metade dos pequenos empresários que realizam o planejamento financeiro à mão de suas empresas têm uma vaga ideia ou não sabem quanto dinheiro possuem para o cumprimento de suas obrigações. E 25% desses mesmos empresários desconhecem o saldo bancário de suas empresas.

    "Esses dados mostram o quão negligenciada é a gestão de muitos pequenos empresários. Nós verificamos que 71% dessas empresas, que já tiveram que pagar multas por falhas do setor de contabilidade, organizam as suas finanças apenas por meio do Excel e isso é um dado preocupante", afirma Gabriel Gaspar, CEO do Nibo.

    Hoje um dos maiores desafios dos escritórios de contabilidade é estarem mais atentos às demandas das PMEs. "Precisamos estar perto no momento da dúvida e passar nossa experiência de gestão financeira de forma cada vez mais estratégica para esses empresários", afirma o diretor do Sescon-RJ, Richard Guedes.

    O mais importante para que se possa dar um passo à frente é focar menos naquilo que já foi feito (ou deixou-se de fazer) e priorizar o que pode ser feito daqui em diante. Esta postura vai possibilitar mudanças positivas tanto para os contadores, quanto para as PMEs.

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024