• Colunistas

    Wednesday, 08-May-2024 17:28:13 -03
    Caro Dinheiro

    Como realizar a consulta on-line e gratuita de CPF

    13/03/2015 02h00 Erramos: o texto foi alterado

    Em tempos de crise econômica, sanar as dívidas e realizar negociações ou renegociações para quitá-las é, sem dúvida, o primeiro e mais importante passo para uma vida econômica saudável.

    A primeira coisa que devemos lembrar é que não há obrigatoriamente a necessidade de ninguém fazer isso por nós. Já existe hoje uma forma de acessar on-line e gratuitamente a consulta de suas pendências financeiras no SCPC. A Boa Vista Serviços disponibilizou um site para que isso seja possível.

    Acesse o site Consumidor Positivo, clique em "Consulta de CPF grátis" e faça o seu cadastro. Após o cadastro, faça a consulta de CPF e verifique quais são os credores com que você tem dívida (caso haja).

    Faça você mesmo o contato com o(s) credor(es) e procure pagar prioritariamente à vista. Desta forma, certamente conseguirá melhores descontos na negociação.

    Dicas para regularizar suas dívidas, elaboradas pelo Boa Vista Serviços:

    1) BANCOS, FINANCEIRAS OU LOJAS

    Fale sempre com a área de cobrança e, ao pagar sua dívida, exija um documento que comprove esse pagamento ou acordo;

    A própria empresa se encarregará de comunicar a liquidação da dívida aos órgãos de proteção ao crédito;

    2) TÍTULO PROTESTADO EM CARTÓRIO

    Caso não possua a informação de quem protestou, solicite a certidão de protesto junto ao cartório;

    Após negociar a dívida, dirija-se ao cartório de protestos com o título ou documento de dívida original (com o carimbo do protesto) e, caso seja pessoa jurídica, papel timbrado e número CNPJ;

    Uma vez cancelado o protesto junto ao cartório, esse comunicará o cancelamento nos órgãos de proteção ao crédito;

    3) CHEQUES SEM FUNDOS

    Recupere o cheque e vá à agência bancária e regularize a situação. Se não souber para quem emitiu o cheque, solicite a microfilmagem na sua agência;

    Após essa regularização, peça ao gerente que retire seu nome do cadastro e solicite também a ele o recibo da liquidação;

    Nunca se esqueça de realizar um planejamento considerando quanto você ganha e quanto você gasta, com o objetivo de reservar uma parte do seu dinheiro para pagamento da dívida. Desta forma seu contato com os credores será mais efetivo e sua negociação mais eficaz.

    Post em parceria com Adriano Reis

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024