• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 05:36:01 -03
    Caro Dinheiro

    'Sou leiga e gostaria de investir. Qual a diferença do CDB para o CDI?'

    10/05/2015 02h00

    "Coloquei um dinheiro na poupança, mas tirei e está parado comigo, por não saber por onde começar. Você comentou sobre o Tesouro Direto, mas não entendo nada. Sou muito leiga nesses assuntos e tinha medo de investir, mas hoje não tenho mais. Só que não sei por onde começar e não consigo confiar nos gerentes dos bancos.

    Agradeço sua atenção e tempo dedicado às minhas questões e pela oportunidade de poder perguntar para você. Tenho 37 anos. Abraço, M.A.M."

    Deixar o dinheiro na poupança não é nem um pouco interessante. Inclusive nos últimos tempos ela tem perdido para a inflação, ou seja, a sua remuneração fica menor do que a alta dos preços. Na prática, podemos dizer que o seu dinheiro perdeu poder de compra.

    Uma solução interessante e acessível a partir de R$ 30 é o Tesouro Direto, que nada mais é do que um empréstimo que você faz para o governo e pelo qual ele irá remunerar você.

    No Tesouro Direto, existem várias modalidades para se investir. No caso de iniciantes, indico o título "Tesouro Selic". Você vai receber a taxa Selic (a taxa básica de juros estipulada pelo Banco Central), que hoje está em 13,25% ao ano, entre o período que você investiu e o período em que você saiu do investimento.

    Para botar isso em prática, você precisa abrir uma conta numa corretora - recomendo que você entre no site do Tesouro Nacional e escolha uma que não cobre taxa de corretagem.

    Neste caso, você vai pagar 0,3% de taxa de custódia ao ano, mais o Imposto de Renda, o que funciona da mesma forma que no CDB (Certificado de Depósito Bancário). Com até seis meses de investimento, você pagará 22,5% de IR sobre os juros. De seis meses a um ano, o imposto cai para 20%. De um ano a dois, desce para 17,5%, até chegar à alíquota mínima de 15%, que vale para investimentos com mais de dois anos.

    O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) nada mais é do que a taxa média pela qual um banco empresta dinheiro para outro. No entanto, como você não é uma instituição financeira não pode aplicar diretamente no CDI.

    No entanto, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um instrumento financeiro pelo qual você empresta dinheiro para o banco. Via de regra, é uma modalidade atrelada ao CDI, ou seja, você vai ganhar uma porcentagem do CDI. Por exemplo, se o CDI for 13,11% ao ano e você tiver negociado 90%, ficará com 90% dos 13,11% ao ano (que resulta em 11,80%). Agora, se você negociou 100% do CDI, ficará com os 13,11% ao ano de forma integral.

    Lembre-se de que para investir corretamente é necessário conhecer seu perfil de investidor e ter disponibilidade para aprender. Boa sorte e conte com nosso apoio!

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024