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    Caro Dinheiro

    Artigos de moda representam 27% das intenções de compra, mostra pesquisa

    28/06/2015 02h00

    Pesquisa aplicada pelo MercadoLivre em parceria com a Netquest com 1.650 usuários da plataforma apontou que 27% manifestaram intenção de comprar um artigo de moda, 19% um smartphone ou celular e 13% um artigo de saúde e beleza. A pesquisa era voltada para o Dia dos Namorados, comemorado no último dia 12.

    Em uma pesquisa semelhante, realizada no ano passado, as categorias moda e celular também estiveram nos primeiros lugares, com joias e relógios vindo logo em seguida. A categoria de moda vem se destacando na pesquisa do MercadoLivre desde 2013.

    Outro dado interessante mostra que a opção de pagar por boleto bancário tem perdido força. Os usuários da plataforma declararam dar prioridade aos pagamentos realizados por cartão de crédito e pelas opções da plataforma de pagamentos do próprio site.

    Na pesquisa realizada em 2014, o boleto bancário ficou com a segunda colocação do ranking de preferências de pagamento. Já na pesquisa deste ano, realizada durante a segunda quinzena do mês de maio, a preferência pela opção do boleto bancário mostrou uma queda acentuada.

    Uma possível explicação para este crescimento na preferência dos usuários pelos pagamentos a prazo pode estar relacionada ao momento econômico difícil, devido à permanente desaceleração da economia.

    Além disso, o pagamento com cartões pode oferecer estímulos como o ganho de milhagens aéreas, descontos e pontos para troca por produtos. A aceitação de outras formas eletrônicas de pagamento digital estimula e fideliza os usuários com descontos e formas de pagamento exclusivas.

    Quando o questionamento foi sobre qual produto os participantes gostariam de ganhar, o resultado mostrou que smartphones e celulares vieram em primeiro lugar citado por 20% dos entrevistados, seguido de perto por itens de moda, com 19%. Os outros produtos desejados como presentes, que também foram citados, foram tablets, com 10%, e viagens, com 9%.

    EXPERIÊNCIA POSITIVA

    Dos pesquisados, 70% confirmaram que já haviam comprado produtos pela Internet para presentear anteriormente. A grande maioria deste grupo (97%) teve uma experiência positiva.

    Quando a pergunta foi se os participantes da pesquisa gostariam que seu presente fosse comprado pela Internet, a grande maioria respondeu que sim (95%). Os 5% que optaram em ganhar presentes a partir de lojas físicas se justificaram dizendo que preferem experimentar o produto ou que têm medo de que o ele não sirva.

    INVESTIMENTO E OPÇÕES DE PAGAMENTO

    Quando a pergunta foi sobre o valor a ser investido na compra de um presente, mais da metade (55%) afirmou que gostaria de gastar entre R$ 50 e R$ 250. Os outros valores foram: de R$ 251 a R$ 350 (12%); de R$ 351 a R$ 500 (10%); de R$ 500 a R$ 1000 (14%) e somente para 9% dos entrevistados, o valor investido estará acima de mil reais.

    Com relação às opções de pagamento, as preferidas dos usuários da plataforma foram: pagamento direto com cartão de crédito (em primeiro lugar), seguida pelas plataformas de pagamento e, só depois, pelo boleto bancário.

    Apesar dos números apontarem a intenção crescente em comprar à prazo, recomendamos, sempre que possível, comprar à vista! Nesta opção, além de evitar acúmulo de parcelas e diminuir a possibilidade de descontrole financeiro, você certamente vai garantir um valor mais barato na compra do seu presente ou produto.

    Post em parceria com Adriano Reis

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

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