• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 12:22:36 -03
    Caro Dinheiro

    O sol é mesmo amarelo?

    02/07/2015 02h00

    Depende de quem afirma. Se você ler que a frase acima veio de uma professora do primário, as chances de você não acreditar são nulas. No entanto, se for algum partido político que declara que o sol é mesmo amarelo, a probabilidade de você acreditar cai ("o sol pode ser amarelo, mas ele tem manchas"; "no por do sol, ele fica vermelho-alaranjado"; "às vezes ele brilha tão forte que parece branco"; e assim por diante).

    Não acredita? Pois este é o resultado de um estudo realizado por Dan Ariely (Universidade de Duke), Ayelet Gneezy (Universidade da Califórnia) e Stephen Spiller (Universidade de Duke). O objetivo do experimento era ver se as pessoas poderiam duvidar frases obviamente verdadeiras caso elas fossem associadas a uma marca.

    Inicialmente, eles pediram para um grupo de pessoas avaliar se frases como "o sol é amarelo" e "um camelo é maior do que um cachorro" são verdadeiras ou falsas, e obtiveram resultados claros: 100% dos participantes acreditavam (felizmente) na veracidade delas.

    O problema surgiu quando eles pediram para um outro grupo avaliar a veracidade das mesmas frases, só que associadas à Procter & Gamble, o Partido Democrata, ou o Partido Republicano. Quando era o Partido Democrata que dizia que o "sol é amarelo", os participantes do estudo eram mais propensos a questionar a afirmação.

    "Ao partirem de um ponto de vista altamente suspeito por conta da origem da frase, o nível de desconfiança era tão alto que influenciou, inclusive, a capacidade dos participantes de identificar frases obviamente corretas", ressalta Ariely.

    É interessante notar que não houve diferença no nível de desconfiança percebido no estudo para as "frases" dos dois partidos norte-americanos. Ou seja: até mesmo os eleitores democratas ou republicanos não acreditavam que seu próprio partido não era mais confiável do que o outro.

    Este cenário mostra o baixo nível de desconfiança que temos atualmente com empresas, instituições e até uns com os outros. Se vista como uma base da vida em sociedade, da economia de livre-mercado e até da democracia, este estudo também mostra que empresas que mantenham suas promessas e consigam permanecer honestas frente a seus consumidores só têm a ganhar - afinal, em terra de cegos, quem tem olho é rei.

    Post em parceria com Carolina Ruhman Sandler, jornalista, fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro "Finanças femininas - Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos" (Saraiva)

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024