• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 08:44:31 -03
    Caro Dinheiro

    Apenas 21,8% dos brasileiros são 'consumidores conscientes'

    10/07/2015 09h00

    Nova pesquisa realizada em todas as capitais pelo SPC Brasil e pelo portal de educação financeira "Meu Bolso Feliz" mostra que o brasileiro reconhece a importância das "atitudes conscientes de consumo", mas a maioria não pratica no seu cotidiano. Apenas 21,8% dos brasileiros podem ser "considerados consumidores plenamente conscientes".

    Mas o que isso significa? Entendemos que um consumidor plenamente consciente é aquele que não compra por impulso. Ele compra o que realmente deseja sem que isso comprometa a sua vida financeira. Ou seja, não gera prejuízo financeiro a ele e os que estão ao seu redor.

    Ao analisar hábitos e comportamentos que fazem parte da rotina dos brasileiros, o estudo concluiu que somente 69,3% destas ações são classificadas como conscientes.

    Os consumidores foram agrupados em três categorias: 'consumidores conscientes' (que apresentam frequência de atitudes corretas acima de 80%); 'consumidores em transição' (cuja frequência varia entre 60% e 80% de atitudes adequadas), e 'consumidores nada ou pouco conscientes' (quando a incidência de comportamentos adequados não chega a 60%).

    Considerando esse agrupamento, a pesquisa concluiu que o consumidor brasileiro é, em média, um consumidor em transição, ou seja, que combina atitudes adequadas (conscientes) e inadequadas.

    O conceito de consumo consciente na pesquisa se relaciona com os aspectos ambientais, financeiros e sociais. Verificou-se nos pesquisados 71,7% de atitudes adequadas para as ações de responsabilidade ambiental, enquanto as práticas adequadas financeiras e de engajamento social foram de 68,0% e 68,1%, respectivamente.

    A pesquisa revelou também outros dados interessantes, tais como: 84% não se importam em adquirir somente produtos de marcas famosas; 17,1% afirmam não ter se arrependido por comprar algum produto que não precisavam; 50,7% disseram analisar as práticas da empresa em relação ao meio ambiente ou à sociedade antes de fazer a compra; 74% e 76% dos entrevistados realizam atividades adequadas para o uso racional da água e de energia, respectivamente.

    JOVENS POUCO CONSCIENTES E CONSUMIDORES EM TRANSIÇÃO

    Os consumidores mais jovens são os que menos adotam práticas adequadas de consumo. O percentual de atitudes corretas, que na população em geral é de 69,3%, sobe para 74,2% nos pesquisados acima dos 56 anos e cai para 64,5% entre 18 e 29 anos. A maior concentração de entrevistados na categoria dos 'nada ou pouco conscientes' é encontrada na faixa de 18 a 29 anos: 46,3% contra somente 31,2% do total da população.

    Entre os consumidores 'em transição', percebe-se uma presença maior de mulheres (60,2% contra 51,3% no universo geral) e de consumidores da classe C (81,7% frente a 77,8% no geral).

    CONSUMIR DE OLHO NO BOLSO

    Quando o assunto é vantagens de se adotar atitudes responsáveis em relação ao consumo, a grande maioria não vê isso como prioridade em seu dia a dia. Verifica-se o predomínio da percepção de que os aspectos financeiros são mais importantes.

    A maior parte dos entrevistados destaca a economia de dinheiro como principal vantagem de se adotar atitudes responsáveis (35,5%), seguido por outras respostas como o "sentimento de dever cumprido com a sociedade" (30,1%) e "satisfação ao praticar algo positivo para o futuro das próximas gerações" (18,6%). O cuidado com a preservação do meio ambiente aparece com apenas 5,8%.

    SOBRE A PESQUISA

    Na realização desta pesquisa foram entrevistados 605 consumidores de ambos os sexos e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras.

    Post em Parceria com Adriano Reis

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024