• Colunistas

    Wednesday, 15-May-2024 00:30:07 -03
    Caro Dinheiro - Samy Dana

    Por que devemos ir diretamente para casa quando recebemos o salário?

    23/08/2015 02h00

    Você já reparou no entusiasmo existente no olhar das pessoas no dia do pagamento? Receber o salário, um rendimento ou o valor de uma venda feita é motivo de ânimo, mas é preciso ter muito cuidado porque as contas de consumo básicas como água, luz, comida, educação e moradia devem ter prioridade máxima. Portanto, cuidado quando receber seu salário. O melhor é ir direto para casa.

    Somente depois de pagar as despesas básicas do mês você deve sentar e fazer a conta para saber com segurança quanto vai sobrar para gastos menos importantes. A ideia é administrar o que sobra. Uma parte deve ficar na reserva financeira (de 25% a 30% do salário) e o restante pode ser usado para os chamados gastos supérfluos, como lazer, compras, entre outros.

    ECONOMIZE DINHEIRO E INVISTA

    Uma boa economia mensal está em torno de 10% a 15% do piso salarial. Reduzir a ida à padaria pela manhã ou o docinho após o almoço não fará tanta diferença no seu cotidiano e certamente seu bolso agradecerá.

    Por outro lado, não adianta economizar e deixar o dinheiro parado, sendo consumido pela inflação. Fique atento às nossas dicas aqui no Caro Dinheiro e escolha a maneira mais segura e simples para investir seu dinheiro.

    Para ajudá-lo nesse processo para economizar e investir seu dinheiro, vamos aos quatro motivos principais para você ir direto para casa no dia do pagamento:

    MOTIVO 1- Tendemos a ser mais generosos quando temos dinheiro na conta. Isso significa dar uma gorjeta maior para o garçom, parar no estacionamento mais caro, tomar o café que você não tomaria na rua, comprar aquela bebida que você nunca toma porque é cara.

    MOTIVO 2 - Como dissemos, você precisa pagar suas contas primeiro para só depois saber quanto vai sobrar. Não é à toa que a inadimplência subiu até nas contas básicas de consumo como água e luz. Pense que deixar de comprar uma blusa não vai prejudicar você, mas se cortarem a luz ou se despejarem você de sua casa alugada, isso vai causar um enorme transtorno.

    MOTIVO 3 - O dinheiro na conta pode estimulá-lo a comprar coisas desnecessárias e para as quais não sobraria dinheiro. É próximo ao dia de pagamento que as lojas e serviços passam a fazer de tudo para chamar a sua atenção. Vitrines lindas, promoções, queimas de estoque, promotoras entregando panfletos, propagandas na TV.

    MOTIVO 4 - Toda essa mobilização no comércio popular e nos shoppings pode fazer você se tornar uma presa fácil, se não for direto para casa. Lembre-se: seu salário não pertence integralmente a você. Parte dele já está comprometida.

    Post em parceria com Adriana Matiuzo

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024