• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 00:58:50 -03
    Caro Dinheiro - Samy Dana

    Brasileiro gasta com sapato quase o orçamento do Bolsa Família

    14/08/2015 02h00

    Uma pesquisa feita pela Fecomercio e divulgada em julho mostrou que o brasileiro é um amante de sapatos. Mesmo com a crise, o mercado de sapatos está aquecido. A pesquisa mostrou que, em 2014, foram gastos no Brasil R$ 22 bilhões com sapatos, número que equivale ao orçamento do Bolsa Família no mesmo ano.

    O sapato é prioridade mesmo entre as famílias menos abastadas. Na classe C, para cada um quilo de feijão comprado adquiriu-se dois pares de sapato. Outra comparação curiosa é que com o valor gasto com calçados em 2014 pelos brasileiros seria possível reformar o Maracanã mais 18 vezes.

    Outro dado interessante da pesquisa revelou que o brasileiro compra mais sapatos do que feijão, leite, legumes, verduras e pão e que as mulheres gastam 20% a mais com sapatos que os homens, número bem menor que se imaginaria.

    Para tentar equilibrar o impulso do desejo da compra do sapato e a real necessidade de comprá-lo, vamos apresentar a seguir um "passo a passo":

    Como não apertar o calo nem o bolso na hora de comprar seu sapato?

    PASSO 1: cuidado com as modinhas. Moda vai, moda vem e a indústria está sempre criando novos modelos ousados de sapatos com prazo de validade bem curto no mundo fashion. Por isso, abra os olhos e procure comprar modelos e cores mais sóbrios e clássicos, do tipo que não sai de moda e que pode ser usado com várias peças de roupa. Se for comprar um modelo mais arrojado, compre com moderação, nunca em grandes quantidades.

    PASSO 2: antes de comprar, sempre pare e pense se está realmente precisando de mais um par.

    PASSO 3: Evite comprar sapatos sem experimentar. Sapatos são um tipo de produto cujo tamanho varia muito de marca para marca e de modelo para modelo. Evite comprar algo que você não conseguirá usar, nem trocar depois.

    PASSO 4: Se você acha que a sua sapateira está desfalcada, faça primeiramente uma organização e uma busca ativa do que realmente não dá pra continuar lá. Doe o que você não usa mais e analise a possibilidade de recuperar ou mudar a cara de sapatos que já foram "aposentados". Sapateiros e tinturarias podem fazer milagres no seu sapato velho.

    PASSO 5: Gaste a sola atrás das melhores promoções e ofertas. Compare preços de várias lojas até encontrar preços mais justos com formas de pagamento mais adequadas para o seu orçamento.

    Post em parceria com Adriana Matiuzo

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024