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    Caro Dinheiro - Samy Dana

    Ficar de olho na grama do vizinho não fará a sua se tornar mais verde

    12/09/2015 02h00

    Você acaba de ser demitido e resolve colocar em prática aquela antiga ideia de montar seu próprio negócio. Falta, no entanto, uma ideia específica do que fazer, que tipo de serviço ou produto oferecer. Então você conversa com o vizinho que abriu uma casa de sucos e está se dando super bem. O primeiro pensamento que vem à mente é: "algo tão popular não tem como dar errado. Basta eu administrar o empreendimento direito e vai dar certo".

    Suas economias são usadas para copiar a ideia do vizinho e, depois de alguns meses, eis a surpresa: seu empreendimento não deu certo como o dele. Neste momento, o que intriga é tentar entender o que faltou para que você tivesse o mesmo sucesso que ele.

    Quando estudamos psicologia econômica, existe um conceito chamado de ciência da disponibilidade. Em linhas gerais, muitas vezes tendemos a tomar decisões e fazer julgamentos com base naquilo que conseguimos extrair da memória com mais facilidade.

    No exemplo acima, o grande norteador para a decisão de abrir um empreendimento foi o sucesso obtido por uma pessoa conhecida. Em uma conversa com o vizinho bem sucedido, você provavelmente obteve dele os feedbacks de todos os aspectos positivos do empreendimento.

    Esse caso de sucesso vivo na memória pode ser uma grande armadilha. Você tende a superestimar os resultados positivos e deixa em segundo plano o senso crítico para avaliar seu plano de negócios de uma forma mais abrangente, levando em consideração os riscos e as dificuldades que precisa superar para que seu empreendimento dê certo.

    Mais assertivo seria ter um levantamento estatístico da quantidade de casas de sucos que foram abertas naquela região nos últimos anos, quantas deram certo e quantas fecharam. Além disso, estudar a região, analisar profundamente as necessidades de mercado, se o local do empreendimento realmente é estratégico, etc. Todas essas etapas são muito mais consistentes que o sucesso do vizinho.

    Por mais que o exemplo citado seja um caso hipotético, você deve conhecer alguém que teve a ideia de abrir um empreendimento porque viu um conhecido fazer o mesmo ou por ter visto algum empreendimento novo perto de casa que teve sucesso.

    Um exemplo claro disso foi a febre de lojas abertas nos últimos dois anos com venda de paletas mexicanas. O produto entrou na moda, logo todo mundo queria se dar bem com aquela oportunidade. O sucesso da cada paleteria, no entanto, vai depender do real planejamento feito por elas.

    Post em parceria com Karina Alves, editora do site Finanças Femininas

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

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