• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 22:40:27 -03
    Caro Dinheiro - Samy Dana

    Guia do viajante: conheça ferramenta para pesquisar os custos do dólar

    18/09/2015 02h00

    Colocar na ponta do lápis os custos para fazer uma viagem internacional em tempos de dólar extremamente valorizado é uma tarefa dolorosa. Nessa hora, pesquisar nunca é demais e é preciso ter paciência. Afinal, comprar a moeda na primeira casa de câmbio que encontrar pode levar a uma despesa ainda mais pesada.

    Neste sentido, existe uma ferramenta do Banco Central que pode ajudar na pesquisa. No site oficial da instituição, é possível conferir as casas de câmbio com os melhores custos para o consumidor. A ferramenta é chamada de ranking do VET (Valor Efetivo Total) e engloba, além da taxa de câmbio, os tributos e tarifas incidentes na operação.

    Deste modo, a calculadora permite que você avalie os custos totais tanto para a venda quanto para a compra de dólares, apontando as diferenças de valores para a compra da moeda em espécie ou em cartão pré-pago. O ranking aponta as instituições com melhor posicionamento quanto ao valor efetivo total e o valor simulado da operação.

    Vale destacar, no entanto, que o levantamento é feito com base nos preços praticados no mês anterior, ou seja, os valores atualizados podem ser diferentes. Tendo em vista a disparada da moeda na última semana por causa da perda do grau de investimento do Brasil em decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor's, a diferença de valores entre agosto e setembro, por exemplo, deve ser bem expressiva.

    Apesar da falha de não apontar os custos em tempo real, a ferramenta permite que você avalie as casas de câmbio que praticaram preços melhores nos últimos meses, ou seja, ajuda você a fazer uma "peneira" nas instituições na hora de definir o local de compra.

    Além do uso da ferramenta, vale lembrar aquele velho conselho de ficar de olho diariamente na cotação da moeda, na tentativa de aproveitar brechas nos dias de baixa para a compra de dólar com cotação mais vantajosa.

    Sendo assim, se você tem uma viagem programada para daqui a quatro meses, o ideal é colocar na ponta do lápis quanto dinheiro você pretende levar e ir comprando a quantia aos poucos, valendo-se dessa estratégia. Assim, é possível conseguir uma cotação melhor na média final.

    Outra estratégia utilizada por muita gente neste momento é buscar pessoas que voltaram de viagem e que queiram vender dólares que sobraram do passeio. Neste momento, estará interessado em vender os dólares quem realmente estiver precisando muito da moeda.

    Para quem não tem essa necessidade, o mais interessante é guardar o dinheiro para uma viagem futura, por exemplo. Em todo caso, se a venda for de interesse das duas partes, é possível negociar um valor que seja justo para os dois lados.

    caro dinheiro

    Escreveu até novembro de 2015

    por samy dana

    Ph.D em Business, doutorado em administração, mestrado e bacharelado em economia. É professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024