• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 02:16:14 -03
    Cidadona Roberto de Oliveira

    No tatame de Pinheiros

    24/05/2015 02h00

    Com cheirinho de novo, as paredes que fazem divisa com o jardim ao fundo do "dojô", a sala de treino da academia Butoku-Kan, sustentam quadros com ideogramas que simbolizam a força bruta da água. Na lateral, os espelhos refletem os movimentos firmes e precisos de Taketo Okuda, uma das maiores autoridades do caratê no Brasil.

    Os poemas dos quadros ajudam a entender a filosofia do "sensei", termo japonês que significa "professor" e pelo qual seus discípulos respeitosamente o chamam.

    Karime Xavier/Folhapress

    Para o grupo de 60 alunos, formado por executivos, empresários, arquitetos e estudantes dos 8 aos 75 anos —metade deles faixa preta—, o "sensei" Okuda define o espaço como um templo, onde o aluno entra para se tornar "um ser humano melhor". O professor saiu do Japão nos anos 1970 para ensinar caratê aqui. Durante os últimos 23 anos, deu aulas num amplo estúdio na rua Joaquim Antunes. Na última segunda-feira (18), inaugurou a sua nova academia na rua Cunha Gago.

    "Caratê não é só esporte." Para ele, exercício é como um processo de evolução. Os ensinamentos de sua filosofia zen-budista levam em conta que a luta, a competição e o desejo de vencer podem desviar a atenção da principal finalidade do treino: "a eterna batalha do ser humano consigo mesmo".

    Formado em filosofia, Daniel Flores Nunes, 38, um dos quatro professores da academia, treina com Okuda há 21 anos. Conta que o mestre chegava a causar medo "por sua dureza e rigidez ao disparar sua sequência de ataques". Hoje, está mais "sereno, em sintonia com sua filosofia". Como costumam dizer por lá: "Oss"! Expressão que, entre muitos significados, quer dizer "desculpe-me" e "entendi".

    -

    DIA DE DOMINGO

    Divulgação

    Julia Pimenta, 29, Chef do Sweet Pimenta. Vila Madalena

    MANHÃ
    Gosto muito de sair a pé. Vou bastante à padaria Villa Grano (villagrano.com.br), pertinho de casa, onde costumo comer o pão de queijo recheado.

    TARDE
    Costumo ir ao Martín Fierro (tel. 3814- 6747), que tem uma comida muito boa e um ótimo serviço. Meu prato favorito é o bife à milanesa com purê de batata. De sobremesa, sugiro o alfajor de maisena.

    NOITE
    Tenho muitos botecos perto de casa. Saio para tomar uma no bar do Seu Zé (tel. 3815-8858), onde, além de cerveja de garrafa, são vendidas empanadas deliciosas. Gosto da de carne. Também adoro a pimenta caseira.

    -

    MEU LOOK É ASSIM...

    ...Como faço tudo de bicicleta, adoro usar o visual esporte chique, com camisa de alfaiataria, combinando com jeans, tênis e mochilas descoladas. Às vezes, com um sapato de salto dentro. Se estiver frio, arremato com uma echarpe.

    Taiza Krueder, 41, empresária, Jardim Europa

    Arquivo Pessoal

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024