• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 13:40:15 -03
    Cidadona - Chico Felitti

    25 hotéis recomendados pela Fifa em SP têm ar-condicionado sujo e bactéria

    DE SÃO PAULO

    15/06/2014 02h00

    Imagina para os turistas respirarem na Copa: os hotéis que a Fifa recomendou na região da avenida Paulista têm problemas com o ar-condicionado, diz a Vigilância Sanitária da cidade.

    A Coordenação de Vigilância em Saúde visitou nos últimos meses 25 hotéis de três a cinco estrelas na Paulista, nos Jardins, no Paraíso e na Consolação. Todos foram reprovados.

    "Tinha problema de limpeza dos dutos, problema de falta de renovação do ar e problema de contaminação do ar", diz Szymon Gartenkraut, médico da Vigilância Sanitária.

    A vigilância não revela que hotéis receberam visita, mas a sãopaulo apurou que, entre eles, estavam cinco estrelas como o Renaissance e o Maksoud e quatro estrelas como o Pestana, no Paraíso.

    "Tinha hotel que nem duto de limpeza do ar-condicionado tinha, o que quer dizer que eles nunca limparam. Imagina a quantidade de poeira e de fungos que se acumular, é coisa de dois dedos de altura", explica Gartenkraut.

    Outros estabelecimentos que não têm sistema de ar central instalam nos quartos "splits", explica o médico. "São ar-condicionados individuais que, se não passam por manutenção, deixam o ar mais poluído que fora." Isso aconteceu em quase dez lugares.

    Dois estabelecimentos foram notificados por terem em seu ar legionela, uma bactéria que mata duas pessoas de cada dez que a contraem.

    A Covisa repassou os dados para o Ministério Público do Trabalho, que pode abrir inquérito contra os hotéis, por colocar em risco a saúde de funcionários.

    O Maksoud diz que teve "as devidas providências tomadas, seguindo as recomendações da Covisa".

    O Renaissance diz que apresentou um plano de ação "visando adequar-se às solicitações do órgão".

    O Pestana diz que "adotou todas as medidas solicitadas pela Covisa", "realizando adaptações e obras específicas como a instalação de exaustores, troca de filtros".

    -

    ESCONDE O TANQUINHO!

    É proibido fotografar o resultado da malhação nas academias Bodytech. A rede baniu selfies e todos os tipos de foto dentro dos vestiários há duas semanas. Há avisos da nova regra nos espelhos das oito unidades paulistanas do salão de ginástica. A rede diz que o veto é porque "outras pessoas podem ser retratadas sem intenção nas fotos".

    -

    QUALQUER NÚMERO
    30%
    É o aumento no número de animais com problemas no coração que em dia de jogo do Brasil na Copa passam pelo Hospital Veterinário Sena Madureira, devido aos fogos de artifícios.

    -

    CHAGAS NO SHOPPING

    O Rodeio dos Jardins caiu do cavalo. A tradicional churrascaria perdeu seu maître, Francisco Chagas Filho –conhecido por gente como Faustão, Luciano Huck e Naomi Campbell só pelo segundo nome. Chagas está dando expediente na filial do shopping Iguatemi. "Na Haddock Lobo já tem clientes o suficiente. É aqui que precisamos ganhar a confiança de quem vem até nós", diz o Chagas.

    -

    PASSINHO SIAMÊS

    Marcelo Maragni/Divulgação
    Otávio Pandolfo dança em roda de break, no dia 1º de junho
    Otávio Pandolfo dança em roda de break, no dia 1º de junho

    Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo são mais do que a dupla de grafiteiros osgemeos. Os dois artistas entraram na roda na final do BC One, batalha de break que aconteceu no dia 1º, na Barra Funda.

    "Sempre dançamos, desde moleques, na época que também fazíamos rap", conta Otávio, o irmão mostrado na foto acima.

    -

    O DISPENSÁVEL INDISPENSÁVEL

    Divulgação
    Quadro com impressão musical de "Space Oddity", de David Bowie
    Quadro com impressão musical de "Space Oddity", de David Bowie

    É um quadro, é a medição de um sismógrafo? Não, é uma música impressa e colocada na parede. O empresário Pedro Garcia e o designer Daniel Zito lançaram nesta semana o Music-se, marca que transforma ondas sonoras em peça de decoração feita de acrílico. O quadro ao lado, por exemplo, é "Space Oddity", de David Bowie. Os preços vão de R$1.462 (por uma peça de um metro por 18 cm) a R$ 2.513 (dois metros por 25 cm). No musicse.com.br.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024