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    Cidadona

    SP ganha prédios com nomes saídos da internet: Like, Follow e Selfie

    DE SÃO PAULO

    05/10/2014 02h00

    "É nome de prédio ou de perfume?", questiona o analista de marketing João Anunzio sobre a nova moda do mercado imobiliário: edifícios com um só nome, curto e em inglês.

    Entram na onda referências a redes sociais (Like, Selfie, Follow), cores (Red, Green) e palavras aleatórias, como Wish (desejo), True (verdadeiro) e Sunday (domingo).

    "São nomes fáceis de falar, de escrever e que fazem parte do cotidiano do público-alvo, que está na internet e viaja muito", diz a consultora imobiliária Carla Basin. "Mas pode causar alguma estranheza, já que muitos empreendimentos tiveram ideias parecidas ao mesmo tempo. "

    Corre na boca miúda que duas construtoras diferentes disputaram o nome Like, equivalente em inglês para o "curtir" do Facebook.

    O nome Cloud, que significa "nuvem" e é usado para designar um espaço virtual onde internautas podem deixar fotos e músicas, também já foi amealhado para futuros empreendimentos.

    A moda dos franceses ainda resiste, com um Composite des Arts ali e um Camille Claudel aqui, mas a lista de prédios novos ou sendo construídos mostra a força da nova tendência (em inglês, trend).

    Veja alguns dos nomes de lançamentos imobiliários na cidade.

    Vibe (República)

    Like (Brooklin)

    Follow (Brooklin)

    Selfie (Vila Prudente)

    Wish (Moema)

    Spot (Moema)

    Code (Campo Belo)

    Cube (Campo Belo)

    True (Chácara Klabin)

    Concept (Anália Franco)

    Red (Tatuapé)

    Green (Alto de Pinheiros)

    LED (Barra Funda)

    Start Up (Liberdade)

    Trademark (Pacaembú)

    Sunday (Vila Romana)

    Wonder (Morumbi)

    Easy (Butantã)

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    É BRINQUEDO SIM

    Paulo Pereira/Folhapress
    Protótipo de elefante de brinquedo feito por alunos
    Protótipo de elefante de brinquedo feito por alunos

    Uma pós-graduação "toy design" começará a ser ministrada em 2015. "O foco será em brinquedos desde a pré-infância até adultos, e também para pets", diz o coordenador do curso da Belas Artes, Alexandre Castro. A estrutura curricular, de 420 horas, inclui uma "brinquedoteca" com milhares de peças para pesquisa e um laboratório com impressora 3D para a criação de protótipos. "A indústria produz muito pouco no Brasil. Com criatividade, esse mercado poderia desabrochar", afirma Castro.

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    CINCO SINS E UM TALVEZ

    Eduardo Kobra, 38, já grafitou um mural perto de você. Seja na Polônia, no Capão Redondo ou num restaurante de luxo nos Jardins, abundam as obras dele (algumas espontâneas e outras tantas encomendadas). O artista pode ser visto trabalhando na segunda (6) em um mural em homenagem aos 70 anos da joalheira Frattina, na rua Oscar Freire.

    Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
    O grafiteiro Eduardo Kobra
    O grafiteiro Eduardo Kobra

    Está mesmo bolando uma loja online?
    Sim

    Já declinou o convite para fazer um mural, por não concordar com o tema?
    Sim

    Há alguma parede paulistana que tenha tido vontade de colorir mas não tenha conseguido?
    Sim

    Já picharam as paredes da sua casa ou do seu prédio?
    Sim

    Tem planos de refazer o mural da praça Roosevelt, agora que ela está reformada?
    Talvez

    É possível fazer uma escola de grafite?
    Sim

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    O DISPENSÁVEL INDISPENSÁVEL

    Uma novidade foi vista em mesas de Rosh Hashaná, o ano-novo judaico, há dez dias. Tinha cara de brigadeirão, jeito de brigadeirão mas sabores que não eram de chocolate, como limão siciliano, frutas vermelhas e amêndoas (na foto). As adaptações do doce clássico são feitas por Taty Floh, que trabalhou por 15 anos no mercado financeiro antes de dedicar a vida a reinventar o pudim de avó. O tamanho grande rende 22 fatias e custa R$ 70 em www.fabriga.com.br

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    OBRAS DE ARTE DADAS À LUZ

    Quem for ao parque Ibirapuera nas madrugadas deste fim de semana terá um programa artístico. As 30 obras do Jardim das Esculturas do Museu de Arte Moderna, na marquise, foram reinauguradas após restauro e novo sistema de iluminação. As "Cantoneiras", de Franz Weissmann, por exemplo, ganharam nova pintura. O restauro teve apoio do Bank of America Merrill Lynch.

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    QUALQUER NÚMERO
    R$ 5

    É quanto custará o ingresso do Cine Belas Artes para uma sessão mensal de filmes curtas-metragens brasileiros que vem com um brinde: uma dose de uísque Black Label de brinde para cada espectador maior de idade. O projeto se chama The Walkers e já passou pelo MIS antes de chegar ao cinema da rua da Consolação.

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