• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 07:40:04 -03
    Clarice Reichstul

    Tucaninho

    18/01/2014 00h01

    Virando à direita na estrada que desce da serra da Bocaina ao bairro dos Macacos, entre São Paulo e Rio, existe um ninho de tucanos.

    Esses pássaros de bicos longos e coloridos fazem um barulho estranho quando piam, parecem velhas senhoras pigarreando um resto de gripe. Se a gente fosse a Emília do Sítio do Picapau Amarelo, é mais do que certo que os tucanos entrariam com tudo na reforma da natureza -e um barulho mais agradável seria escolhido no lugar desse estranho grasnar.

    O bebê tucano estava tentando cruzar a tal da estrada. Aos trancos e barrancos, o bichinho ia meio que pulando, meio que rolando, chamando a mãe. Acho que tinha caído do ninho ou participado de uma tentativa malsucedida de aula de voo.

    Andrés Sandoval
    FOLHINHA - Ilustração da coluna Cafuné ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

    Ao longe, era possível ouvir o grito da mãe, tentando localizar o filhote. Entre as plumas novas do bichinho, via-se a pele rosada dele. A plumagem vermelha do rabo dava a impressão de ser um grande machucado.

    Ficamos paralisados, não sabíamos o que fazer. Recolher o filhote? Deixá-lo atravessar a estrada? E se um bicho o pegasse? Nem ânimo de tirar uma foto tivemos. O tucaninho foi atravessando a estrada, e nós ficamos sem nos mexer. Ouvimos novamente o barulho da mãe, mais próximo. Resolvemos nos afastar para não atrapalhar o resgate.

    Quando voltamos do passeio à cachoeira, o tucaninho não estava mais lá. Acho que deu tudo certo.

    clarice reichstul

    Escreveu até outubro de 2014

    Formada em cinema pela Faap, tem macaquinhos no sótão, orelhas de abano, língua de trapo e ideias de girino (às vezes de jerico também).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024