• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 01:09:41 -03
    Clarice Reichstul

    Ordenha

    10/05/2014 00h01

    A Meia-Noite tem a pelagem nem clara nem escura, é meio a meio.

    Parece que na fazenda todas as vacas tem nomes que começam com a letra "M": Madonna, Madame, Mascarada e a própria Meia-Noite.

    Delas, a que tem o nome mais lindo, na minha modesta opinião, é a Lembrança. Não sei se o leite dela é o mais gostoso, porque eu não tomo leite, mas gosto de pensar que sim.

    Andres Sandoval
    lembrança

    Ah! Tem também a Grã-Fina, vaca chique e célebre nos salões da alta sociedade do pastoreio.

    De manhã cedinho, todo mundo vai em comitiva beber leite direto da vaca. Benja e Rebecca levam Nescau no fundo da caneca, a Ceci e a Vó só colocam açúcar e pronto.

    Para tirar leite, você amarra a vaca lá no curral, senta-se num banquinho ao seu lado, bem em frente as tetas e começa a trabalhar. Com o polegar e o indicador, você prende a base da teta empurrando o leite para a ponta. Fica parecendo uma bexiguinha cheia de água. Com os outros dedos, vai espremendo a teta.

    É meio complicado no começo, mas logo, logo pega-se o jeito. Quando acaba uma, você vai para outra. Pode esguichar o leite direto na caneca ou no balde. No fim das contas, a mão fica doendo, mas dá o maior orgulho de conseguir fazer a tarefa.

    É como se a gente aprendesse algo primordial. Como se, depois disso, fosse quase impossível passar fome por inabilidade manual.

    clarice reichstul

    Escreveu até outubro de 2014

    Formada em cinema pela Faap, tem macaquinhos no sótão, orelhas de abano, língua de trapo e ideias de girino (às vezes de jerico também).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024