• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 06:27:53 -03
    Clarice Reichstul

    Bichos da gente

    20/09/2014 00h01

    Daniel Bueno

    Na sala de espera da clínica veterinária, a conversa é animada. Uma moça de vinte e poucos anos fala sobre os 57 gatos e 16 cachorros que sua mãe tem em casa. Uma senhora traz um cãozinho sadio e contente e mostra a foto de como ele era quando o encontrou na rua, sarnento e bexiguento. Ela conta que tira as fotos para conseguir dinheiro para a ração dos cachorros que pega na rua. Quando ficam bonzinhos, ela os coloca para doação.

    Perto da porta, uma família veio trazer uma gata para ser castrada. Quem é o dono? "É da minha tia, mas eu que encontrei", diz Eduardo. A mãe completa: "Já o proibi de pegar gato na rua. Até agora foram nove". Mas por que veio toda a família junta? O tio de Eduardo responde que não tem jeito, corintiano sempre anda em bando. Estão esperando a anestesia geral da gata passar para voltarem para casa.

    Uma senhora fala dos cachorros e do marido, que não aguenta mais nenhum dos bichos em casa. Duas meninas que acompanhavam uma cadelinha perderam aula. Por ser um serviço gratuito, a variedade de pessoas na clínica da Vila Ipanema é enorme, vem gente da cidade inteira.

    O curioso é perceber a relação que é criada com os bichos, chamados muitas vezes de "filho", "meu bebezinho"... Ali parecia uma sala de hospital. Depois de horas esperando, penso que o mundo seria melhor se todos cuidassem das pessoas da mesma maneira que aquela gente cuida dos animais.

    clarice reichstul

    Escreveu até outubro de 2014

    Formada em cinema pela Faap, tem macaquinhos no sótão, orelhas de abano, língua de trapo e ideias de girino (às vezes de jerico também).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024