• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 16:02:37 -03
    Claudio Bernardes

    Por que as cidades existem?

    20/12/2015 01h00

    Hoje é bastante presente uma preocupação objetiva com a melhor maneira de desenvolver as cidades e de como garantir qualidade de vida e segurança a seus habitantes. Porém poucas pessoas já se perguntaram por que as cidades existem.

    A explicação militar é que, se as pessoas não se concentrassem até mesmo em locais protegidos por muralhas, seria difícil defendê-las dos ataques inimigos.

    Para a sociologia, a imperativa necessidade de interação social só poderia se tornar realidade em locais onde a população pudesse estar espacialmente concentrada.

    Na visão dos economistas, a economia de escala acaba por induzir a concentração do emprego em determinados espaços, fato que levou a outro tipo de concentração: de residências, comércio e serviços.

    A economia de escala, possível em função da concentração de pessoas, é ainda responsável pela viabilidade econômica de estruturas mais sofisticadas para transportes, comunicações, saúde, educação e lazer.

    Na verdade, a somatória desses fatores explica a necessidade de construir cidades. E a concentração de seres humanos, por sua vez, permite e torna viável todas as demais variantes da vida urbana.

    A tendência mundial é que a população urbana cresça de forma significativa nos próximos anos, o que significa não só o aumento do número de pessoas morando nas cidades existentes como também a elevação do número de novas cidades no mundo. Somente na China, 1 bilhão de pessoas vão morar em 200 novas urbes nos próximos 15 anos.

    Seja em velhas ou novas cidades, a vida humana concentrada espacialmente tende a aumentar. Cabe aos responsáveis pela gestão pública desses espaços explorarem ao máximo os bônus oriundos desse modelo e mitigar os ônus com inteligência e equilíbrio social.

    claudio bernardes

    É engenheiro civil e atua como empresário imobiliário há mais de 30 anos. É presidente do Conselho Consultivo do Secovi-SP. Escreve às segundas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024