• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 16:55:25 -03
    Clóvis Rossi

    O ano em que o medo venceu

    01/01/2016 15h01

    O atentado desta sexta-feira (1) em Tel Aviv torna ainda mais valioso o Índice Global de Terrorismo-2015, compilado pelo Instituto para a Economia e a Paz, da Austrália.

    Seu dado mais significativo é que 2014 (o ano a que remete o índice) marcou o maior número de mortos pelo terrorismo: 32.685 pessoas, 80% mais que no ano anterior.

    Agora, introduza-se na equação artigo do sempre instigante megainvestidor George Soros para o "Guardian", no qual ele afirma que os grupos terroristas descobriram o calcanhar de aquiles das sociedades ocidentais: o medo da morte, de resto ressaltado pelo prefeito de Tel Aviv, Ron Hudai: "O terrorismo tenta nos amedrontar e perturbar nossas vidas".

    Para Soros, "o medo da morte despertará e maximizará os latentes sentimentos antimuçulmanos na Europa e na América, induzindo a população não muçulmana a tratar todos os muçulmanos como potenciais atacantes".

    Corolário inevitável: "A histérica reação antimuçulmana ao terrorismo está gerando medo e ressentimentos entre os muçulmanos que vivem na Europa e na América (...), do que resulta um campo fértil para potenciais terroristas".

    Nir Elias/Reuters
    ATTENTION EDITORS - VISUAL COVERAGE OF SCENES OF INJURY OR DEATH Israeli medics evacuate a wounded person from the scene of a shooting incident in Tel Aviv, Israel January 1, 2016. One person was killed and several were wounded in a shooting incident in central Tel Aviv on Friday, Israeli media said. A police spokesman confirmed there had been several casualties but would not say if anyone was killed in the incident on Dizengoff Street. REUTERS/Nir Elias TEMPLATE OUT ORG XMIT: GGGJER01
    Médicos israelenses socorrem vítima de tiroteio em Tela Aviv

    Voltemos agora ao índice: a esmagadora maioria das mortes provocadas pelo terrorismo não ocorre no Ocidente. Se se excluir os mortos no ataque de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, apenas 0,5% das mortes foram no Ocidente. Incluindo o 11 de Setembro, a porcentagem sobe para 2,6% (o cálculo abrange os dez anos mais recentes).

    O relatório que acompanha o índice diz que "é importante notar que o extremismo político, não o fundamentalismo islâmico, é o principal responsável pelo terrorismo em países ocidentais".

    O prefeito de Tel Aviv, a propósito, desconfia, preliminarmente, do nacionalismo palestino como responsável pelos ataques deste dia 1º.

    O índice deixa claro que as vítimas do terrorismo são majoritariamente os próprios muçulmanos: 78% de todas as mortes e 57% de todos os ataques ocorreram em apenas cinco países, quatro deles de população esmagadoramente muçulmana (Afeganistão, Iraque, Paquistão e Síria; o quinto é a Nigéria, em que os muçulmanos são ligeira maioria).

    Não se trata de sugerir aos ocidentais que relaxem e gozem, mesmo diante de ataques terroristas como os de Paris e o de San Bernardino, nos Estados Unidos.

    É óbvio que há razões para sentir medo quando você vai a uma festa de confraternização com colegas, como no caso de San Bernardino, e acaba morto por um casal de fanáticos.

    É igualmente óbvio –e Soros sublinha o fato em seu artigo– que, "quando tememos por nossas vidas, as emoções dominam nossos pensamentos e ações, e achamos difícil fazer julgamentos racionais".

    O problema é que permitir a continuidade de reações histéricas e de políticas que limitem as liberdades públicas, em nome do combate ao terrorismo, joga a favor dele, e não contra.

    Convém levar em conta que criar um fosso entre os muçulmanos e as outras crenças é cevar contencioso com a fatia que mais cresce no mundo: enquanto a população mundial crescerá 35% nos próximos anos, os muçulmanos serão 73% mais numerosos.

    Dados do Pew Research Center mostram que os muçulmanos (1,6 bilhão em 2010) serão 2,8 bilhões em 2050, 29,7% da população, empatados com os cristãos. Uma nova cruzada é tudo o que o mundo deveria dispensar.

    clóvis rossi

    É repórter especial. Ganhou prêmios Maria Moors Cabot (EUA) e da Fundación por un Nuevo Periodismo Iberoamericano. Escreve às quintas e aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024