• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 20:32:31 -03
    Clóvis Rossi

    Imagens mexem com as pessoas?

    12/01/2016 11h18

    Nos tempos pré-internet, John Donvan cansou-se de enviar imagens que achava chocantes, em seus 13 anos de correspondente internacional, na CNN e na rede ABC.

    Mas, confessa agora, sentia-se como um náufrago que lança uma mensagem ao mar em uma garrafa. Só sabia que as imagens seriam vistas, mas "não estava seguro de que alguém se preocuparia com as pessoas nelas mostradas".

    Inspirado por esses sentimentos, Donvan decidiu promover um debate para saber se o público está preocupado com as imagens terríveis que o mundo produz agora, em especial sobre todos os aspectos relacionados com a guerra na Síria.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Cita, por exemplo, os refugiados fugindo da guerra, homens e mulheres tentando invadir o túnel sob o Canal da Mancha, para chegar ao Reino Unido, "aquele menininho afogado em uma praia turca.

    Antes como depois da internet, muita gente viu as imagens, mas agora Danvon quer testar se se decide a mexer-se por causa delas.

    O debate desta quarta-feira, 13 —recepção a partir de 20h45, horário de Brasília em iq2us.org pretende mexer com os dois presumíveis lados da pergunta-título: "Os Estados Unidos deveriam admitir 100 mil refugiados sírios.

    Donvan já não se sente um náufrago que lança ao mar mensagens em uma garrafa. Sabe que as pessoas se preocupam, sim, com as pessoas que são vistas nas imagens. Só não sabe de que lado cai a preocupação:

    "As pessoas se preocupam com a crise dos refugiados. Preocupam-se bastante. Preocupam-se se estamos abandonando nossos semelhantes em seu momento de extrema necessidade. Preocupam-se em saber se abrir amplamente as fronteiras nos poria em maior risco de terrorismo".

    Os debatedores são de luxo: a favor de abrir as fronteiras estarão Robert Ford, que foi embaixador dos EUA na Síria e chegou a manter contatos com os rebeldes, no início do movimento contra o ditador Bashar al-Assad, e David Miliband, ex-parlamentar britânico, hoje presidente do Comitê Internacional de Resgate.

    Contra, falarão David Frum, editor-sênior de "The Atlantic", e Jessica Vaughan, do Centro para Estudos da Imigração.

    Numa época em que o candidato favorito no Partido Republicano propõe a proibição de entrada de muçulmanos; no momento em que a Alemanha se vê em meio a uma crise provocada por crimes contra mulheres praticados por refugiados —nessa hora, um debate provocador como esse dirá muito sobre o estado de espírito da maior potência da Terra.

    *

    PS - Usei a imagem de um náufrago que lança mensagem ao mar em uma garrafa como descrição do trabalho dos correspondentes e enviados especiais.

    Antes da internet, a gente nunca sabia se a mensagem chegara, quem a recebera, se a entendera ou não.

    Um motivo adicional para me interessar pelo debate de Donvan.

    clóvis rossi

    É repórter especial. Ganhou prêmios Maria Moors Cabot (EUA) e da Fundación por un Nuevo Periodismo Iberoamericano. Escreve às quintas e aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024