• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 09:39:02 -03
    Clóvis Rossi

    Daniel Ortega, mas pode chamar de Somoza

    04/11/2016 09h00

    Daniel Ortega será reeleito domingo (5) presidente da Nicarágua, para exercer seu quarto mandato, o terceiro consecutivo.

    Seria o triunfo do líder dos simpáticos "muchachos" que, sob a bandeira da Frente Sandinista de Libertação Nacional, depuseram em 1980 a ditadura de Anastasio Somoza Debayle, último herdeiro da dinastia que infelicitou o país desde 1936?

    Não. É apenas o início de uma nova dinastia, a ponto de Ortega ter indicado sua mulher, Rosário Murillo, para ser a vice-presidente. É também mais uma promessa de revolução traída, pelo mergulho na corrupção, em aliança com os setores empresariais que sobreviveram ao fim do somocismo.
    A retórica oficial ainda é revolucionária, como nos anos 80, mas a realidade é bem diferente, como aponta o cientista político Oscar René Vargas, em artigo para a revista "Nueva Sociedad", da social-democracia alemã:

    "O governo Ortega representou uma guinada para a direita no arco político nacional, ao transformar-se em defensor do neoliberalismo em aliança com a velha oligarquia. Durante seu governo se realizaram transferências de rendimentos para as elites econômicas que, por sua magnitude e velocidade, não tem precedentes".

    O problema, para os opositores da nova dinastia, é que essa aliança está dando certo, do ponto de vista econômico: a Nicarágua cresceu 4,9% no ano passado e, no primeiro semestre de 2016, mais 4,6% na comparação com idêntico período de 2015.

    Do ponto de vista social, a pobreza se reduziu de 43% em 2009 para 30% em 2014.

    Consequência inexorável: no mais recente Latinobarômetro, a mais acurada medida do humor dos latino-americanos, 81% dos nicaraguenses se dizem satisfeitos com a vida.

    Tudo somado, parece evidente que Ortega nem precisaria recorrer à manobras típicas do "bolivarianismo" para reduzir a quase nada a oposição. Não obstante, sua índole autoritária levou a justiça, dominada por ele, a decapitar a liderança da coligação opositora e, não satisfeito, a cassar 16 deputados e 12 suplentes eleitos em 2011 pelo Partido Liberal Independente, o principal da aliança opositora.

    A destituição dos deputados "representa o preâmbulo do novo sistema político que pretende institucionalizar-se nas eleições de 6 de novembro. Como o somocismo, o orteguismo está instituindo sua própia versão de um regime de partido hegemônico", escreve Carlos Chamorro, um dos inúmeros sandinistas desiludidos com a antiga frente revolucionária.

    Reforça Do­ra Ma­ría Té­llez, mí­ti­ca co­man­dan­te gue­rri­lhei­ra que li­de­rou em 1978 a ocupação do Con­gres­so so­mo­cis­ta: "É uma tentativa de impor um regime de par­ti­do úni­co, encabeçado por uma dinastia familiar, com poder econômico e político. Na Ni­ca­rá­gua, as di­ta­du­ras não foram mi­li­ta­res, mas fa­mi­lia­res".

    O relativo sucesso econômico e a hegemonia sandinista não bastam para disfarçar o fato de que a Nicarágua, com os Somoza e agora com Ortega, é um dos países mais pobres da região: a renda per capita é de magros US$ 5 (R$ 16) por dia.

    Fugir do país em busca de oportunidade é a escolha de 30 mil nicaraguenses ao ano no momento. No total, calcula-se que 700 mil pessoas migraram —ou 11% da população.

    São as remessas dessas pessoas que ajudam a sustentar a economia que foi incapaz de lhes oferecer perspectivas para a permanência.

    De certa forma, é o tipo de voto com os pés mas que não aparecerá nas urnas de domingo.

    clóvis rossi

    É repórter especial. Ganhou prêmios Maria Moors Cabot (EUA) e da Fundación por un Nuevo Periodismo Iberoamericano. Escreve às quintas e aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024