• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 21:11:19 -03
    Denis Cisma

    O 1º fora de série brasileiro

    06/04/2014 06h07

    Esse na foto baixo é o GT Malzoni tipo IV de 1966. Por sua numeração de chassis, 1.001, pode ser considerado o primeiro carro fora de série do Brasil.

    Produzido pela Lumimari, empresa que dois anos depois da sua fundação passou a se chamar Puma, esse carro é uma espécie de tataravô de Miuras, Adamos, Farus, MPs, Biancos, Trollers, TACs, Lobinis e todos os outros automóveis feitos de forma artesanal por aqui.

    A carroceria é assinada pelo ítalo-brasileiro Rino Malzoni (considerado por muitos o primeiro 'carrozziere' do país) e foi inspirada nas Ferraris e em outros esportivos europeus da época.

    Usava arquitetura e motor DKW. O chassis era de Fissore, encurtado, e o propulsor de dois tempos e três cilindros tinha apenas 1 litro e 60 cv, mas refrigerado por um radiador exclusivo -mais baixo e largo- devido ao perfil esportivo do cupê fora de série.

    Denis Cisma/Arquivo pessoal
    Anisio Campos e Jorge Meditsch com o GT Malzoni 1966
    Anisio Campos e Jorge Meditsch com o GT Malzoni 1966

    Os primeiros modelos foram feitos em chapa, moldados a mão na fazenda de Malzoni na cidade de Matão, interior de São Paulo. Posteriormente os carros passaram a ser de fibra de vidro, para aliviar peso e participar de corridas.

    Disputaram provas pela equipe oficial da Vemag, fabricante dos DKW. Competiam contra os Alpines franceses da equipe Willys, os Alfas GTA e Zagato da Itália, os Simca Abarth e os Karmann-Ghia com motores de Porsche da Dacon.

    O bom desempenho nas pistas o levou à produção em série e à mudança de nome: Puma. O desenho também evoluiu com o "face-lift" proposto pelo projetista Anísio Campos, que posa na foto ao lado. Rebatizado de Puma-DKW, o esportivo fez tanto sucesso que ganhou o prêmio de carro mais bonito do Brasil. O encerramento abrupto das atividades da Vemag no país, obrigou Malzoni a reformular o veículo para que pudesse receber um motor traseiro Volkswagen, dando origem aos VW Pumas.

    Todas essas histórias e outras estão no livro de Jorge Meditsch, "Rino Malzoni: uma Vida para o Automóvel", recém-lançado pela Editora Alaúde.

    retrovisor

    Escreveu até junho de 2016

    por Denis Cisma

    Conhecido como Denis Cisma, é diretor de filmes premiado em Cannes e Clio Awards. É um entusiasta do universo automotivo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024