• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 22:05:16 -03
    Denis Cisma

    O carro que mudou a BMW

    05/10/2014 02h11

    Em 1968, a BMW lançou o 2002, o primeiro sedã esportivo da marca alemã. Predecessor da famosa Série 3, o carro definiu o que a empresa é hoje.

    Após a Segunda Guerra Mundial, a fabricante bávara tentava reerguer-se vendendo sedãs luxuosos e conversíveis V8. Mas em uma Europa devastada pelo conflito, essa tentativa estava levando a montadora à falência.

    A empresa então decidiu tentar seguir o caminho oposto, licenciando o projeto de um micro carro da marca Iso, de Milão, que foi chamado de BMW-Isetta. O mesmo veículo que, quando fabricado no Brasil pela Indústrias Romi S.A., foi batizado de Romi-Isetta.

    Mas não seria um automóvel de baixo custo que salvaria a BMW.

    A montadora precisava de um projeto próprio e que preenchesse a lacuna abissal entre as categorias de carros que fabricava.

    Assim, foi criada a linha de sedãs compactos para famílias, chamada Neue Klasse (nova classe, em português). O primeiro modelo foi lançado em 1961: um sedã quatro portas, com motor 1.5.

    Como o custo do projeto foi alto, a BMW não teve fôlego para lançar outros modelos completamente novos. Por isso, modificou anualmente o mesmo projeto, até 1976.

    Na versão de motor 2.0 litros e 2 portas, por isso chamada de 2002, a linha teve seu maior êxito.

    Com o modelo, a BMW praticamente inventou uma nova categoria: carro sóbrio, que pode ser usado tanto para o dia a dia de executivos como para ser acelerado no fim de semana.

    Denis Cisma/Folhapress
    O engenheiro Paulo Dante Martinelli levou dois anos para concluir a restauração do BMW
    O engenheiro Paulo Dante Martinelli levou dois anos para concluir a restauração do BMW

    Conheci há pouco tempo um dos melhores exemplares de BMW 2002 no Brasil. Seu proprietário, o engenheiro Paulo Dante Martinelli, levou dois anos para concluir uma restauração total. Como já teve uma oficina, refez a mecânica toda na garagem de casa.

    Para a funilaria ficar perfeita, a solução para refazer a caixa de estepe enferrujada foi engenhosa: foi soldada uma caixa de estepe de um Volkswagen Voyage produzido durante a década de 1980, pois o formato é exatamente o mesmo do BMW 2002.

    O chato é aguentar os amigos invejosos zombando que o carro não é mais original, pois tem "traseira de Voyage".

    retrovisor

    Escreveu até junho de 2016

    por Denis Cisma

    Conhecido como Denis Cisma, é diretor de filmes premiado em Cannes e Clio Awards. É um entusiasta do universo automotivo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024