• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 21:34:04 -03
    Denis Cisma

    Pioneiro em aerodinâmica

    02/08/2015 02h00

    NA DÉCADA de 1920, os carros não eram nada aerodinâmicos: todos se assemelhavam ao mítico Ford modelo T. Eram caixotes, de para-brisas verticais ainda muito próximos do seu ancestral, a carruagem a cavalo.

    Um dos primeiros carros de produção com formas mais fluidas foi o Chrysler Airflow, em 1934. O Fusca surgiu nessa época também, em 1938.

    Um dos projetos mais extremos visando a melhor forma aerodinâmica foi o Dymaxion, criado em 1933 pelo arquiteto, designer e inventor americano Buckminster Fuller (1895-1983), conhecido por ser o pai das cúpulas geodésicas, estruturas muito leves e com grande resistência.

    Fuller perseguia formas matemáticas ideais. Ele se inspirava na natureza em busca de estruturas com menor uso de material e maior eficiência possível.

    Seu Dymaxion era um veículo de três rodas com tração dianteira, movido por um motor central Flathead Ford V8. A direção era feita pela única roda traseira, o que possibilitava o carro girar em pequenos círculos. Era possível levar 11 pessoas, e um periscópio montado no topo do carro dava a visão traseira.

    Fuller dizia que, graças à sua aerodinâmica, o veículo fazia 15,3 km/l e chegava a 206 km/h.

    Devido à direção na roda de trás, era dificílimo guiá-lo. Em altas velocidades, a traseira tendia a perder tração, deixando o carro desgovernado.

    Ele produziu somente três protótipos do seu Dymaxion. No seu lançamento, na Feira Mundial de Chicago, em 1933, o carro se chocou com o automóvel de um político, matando seu piloto e ferindo gravemente os ocupantes.

    A tragédia manchou para sempre a imagem do Dymaxion, mesmo não sendo culpado pelo acidente. Isso o impediu de ser mais do que um experimento.

    Na década de 1930, tudo mudou. Com as pesquisas do húngaro Paul Jaray e do alemão Edmund Rumpler, os carros começaram a avançar na aerodinâmica

    retrovisor

    Escreveu até junho de 2016

    por Denis Cisma

    Conhecido como Denis Cisma, é diretor de filmes premiado em Cannes e Clio Awards. É um entusiasta do universo automotivo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024