• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 01:23:12 -03
    Denis Cisma

    O primeiro esportivo do país

    30/08/2015 02h00

    O Willys Interlagos lançado no Salão do Automóvel de 1961, realizado no pavilhão do Ibirapuera, foi o primeiro esportivo e o primeiro carro de produção a usar fibra de vidro no Brasil.

    O modelo era uma cópia do francês Renault Alpine A108, criado pelo designer italiano Giovanni Michelotti. Entre Ferraris e Maseratis, ele criou também o Triumph TR4, o Spitfire e o BMW 2002.

    No começo da década de 1960, a Willys Overland do Brasil fabricava carros de projeto americano como o Jeep, o Aero-Willys e, sob licença da Renault francesa, o Dauphine e o Gordini.

    O Interlagos tinha mecânica baseada no Dauphine. O mais potente era um 1.0 com quatro cilindros em linha e câmbio de quatro marchas. Com esse propulsor, o modelo atingia potência máxima de 70 cv e, graças a suas pequenas dimensões e baixo peso (535 quilos na versão Berlineta), atingia 160 km/h, o que era excelente para época.

    Tanto que, junto com o time da DKW-Vemag, a equipe Willys dominou o automobilismo brasileiro.

    Seus Interlagos de corrida eram guiados por pilotos como os irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Luiz Bueno e Bird Clemente.

    Nessa velha guarda dos pioneiros do automobilismo nacional, também se destacava Luiz Evandro "Águia", hoje com 72 anos.

    Águia tem mais de 200 corridas realizadas, sendo 50 fora do Brasil. Foi campeão brasileiro de rali de velocidade, vice-campeão das Mil Milhas Stock Car e obteve destaque nos EUA. Parou de correr profissionalmente em 1991.

    Em 2004, ele foi convidado para o primeiro campeonato paulista de carros antigos, hoje chamado Classic Cup. Nada mais adequado para essa prova que seu Willys Interlagos Berlineta 1966, com preparação feita por

    Elisio Casado, um ex-mecânico da Equipe Willys.

    O resultado não podia ser outro. Águia e o Interlagos foram novamente os grandes campeões.

    Denis Cisma/Folhapress
    Denis Cisma/Folhapress
    Willys Interlagos

    retrovisor

    Escreveu até junho de 2016

    por Denis Cisma

    Conhecido como Denis Cisma, é diretor de filmes premiado em Cannes e Clio Awards. É um entusiasta do universo automotivo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024