• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 04:03:40 -03
    Denis Cisma

    O último Puma GT DKW

    25/10/2015 08h47

    O Puma GT DKW foi um esportivo brasileiro com carroceria em fibra de vidro, impulsionado pelo conjunto mecânico do DKW Fissore, com motor 1.0 de dois tempos, 3 cilindros em linha e 60cv.

    O Puma DKW e o carro que o originou, o Malzoni GT, foram feitos para as pistas de corrida. Com design inspirado na Ferrari 275 GTB, o carro de Rino Malzoni recebeu mudanças estéticas de Anísio Campos e ganhou até o prêmio de carro mais bonito do Brasil. Foi um sucesso de vendas. Em 1967, ano do lançamento, foram produzidas 135 unidades, o que é bastante para uma fábrica artesanal.

    No entanto, em setembro de 1967, a Volkswagen adquiriu a DKW-Vemag, com a promessa de continuar a produção, mas encerrou-a em seguida.

    O Puma-DKW ficou, então, sem conjunto mecânico, o que fez Rino Malzoni migrar para a plataforma Volkswagen, alterando-o completamente.

    O pai do engenheiro mecânico Ricardo Prado trabalhava como gerente de produção na Vemag e ficou para vender as máquinas e o que sobrou da fábrica depois que ela fechou.

    Decidiu então, montar um Puma-DKW para ele.

    Comprou o chassis de treinamento mecânico e mandou fazer um motor Vemag no dinamômetro. Também aproveitou câmbio e semi-eixo e comprou volante de corrida e freios a discos da equipe de competições da Vemag.

    Tudo foi montado em casa.

    Depois, mandou o chassis completo para a Puma, onde fizeram sua última carroceria. E usou o carro muito, rodando 250 mil km em oito anos, até presentear o filho Ricardo, que havia entrado na faculdade.

    Antes de usar o carro, Ricardo restaurou com os amigos na mesma garagem em que ele foi criado.

    O Puma, então, foi usado em corridas de subidas de montanhas e manteve o recorde por 13 anos na categoria 1.0.

    Além de inúmeras participações em rallyes de regularidade e exposições.

    Denis Cisma/Folhapress
    Ricardo Prado e seu Puma DKW 1968 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O engenheiro Ricardo Prado e seu Puma DKW ano 1968

    retrovisor

    Escreveu até junho de 2016

    por Denis Cisma

    Conhecido como Denis Cisma, é diretor de filmes premiado em Cannes e Clio Awards. É um entusiasta do universo automotivo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024