• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 22:15:07 -03
    Denis Cisma

    Restaurado pela montadora

    24/01/2016 02h00

    O Fiat Oggi CSS (Confort Super Sport) foi uma série especial criada para homologação no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos nos anos 80.

    O maior motor que a Fiat produzia antes do CSS era o 1.3 do Fiat 147 Rallye, enquanto os concorrentes Ford Escort, GM Chevette e VW Voyage possuíam motorização 1.6. Para diminuir a desvantagem, a versão CSS saía com uma unidade 1.4 sob o capô, que na versão de pista tinha a capacidade aumentada para 1.490 cm³.

    Somente 300 unidades da versão CSS foram feitas, o mínimo necessário para homologação. Esse fato torna o modelo muito colecionável.

    Dono de um Fiat Oggi CSS 1985 de chassis número 89, o empresário Ricardo Jacob, 56, emprestou o carro para Fiat em 2006. O carro participou das ações de lançamento do Stilo Schumacher Season e das comemorações de 30 anos de Fiat no Brasil.

    Divulgação
    Fiat oggi CSS ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Fiat Oggi CSS, que foi lançado em 1984 como série especial

    Por uma decisão estética do marketing da marca, o pobre CSS foi revestido de adesivos brancos. Na hora de retirar o decalque, para desespero de Jacob, a cola estragou a pintura e grande parte dos adereços originais do carro.

    Para reverter a situação, a Fiat se comprometeu em restaurar o carro por completo, em sua oficina de fábrica, na cidade de Betim (MG).

    De tempos em tempos, Jacob era convidado para acompanhar a restauração, com hospedagens e passagens de avião bancadas pela Fiat.

    Em excelente estado até hoje, o carro participou da primeira edição do Clássicos Brasil, em 2015.

    É um evento de grande porte, exclusivo para modelos antigos de fabricação nacional, que ocorre no Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo.

    A segunda edição está acontecendo neste fim de semana de feriado e conta com a participação de um Fórmula 1 da Equipe Fittipaldi, com direito a ouvir o ronco do motor V8 Ford Cosworth, e autógrafos de Wilson Fittipaldi Jr. A entrada custa R$ 25. Imperdível!

    retrovisor

    Escreveu até junho de 2016

    por Denis Cisma

    Conhecido como Denis Cisma, é diretor de filmes premiado em Cannes e Clio Awards. É um entusiasta do universo automotivo.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024