• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 19:51:26 -03
    Denis Cisma

    O primeiro carro da BMW

    01/05/2016 02h00

    A BMW, hoje famosa por seus esportivos e veículos de luxo, começou a fabricação de automóveis com um modelo mais modesto, o micro Dixi, de apenas 15 cavalos. Na verdade, o carro era uma licença de fabricação, na Alemanha, do inglês Austin 7 -a fabricação de microcarros voltou a se repetir décadas mais tarde com a BMW-Isetta.

    O Dixi era pequeno, mas a BMW já era uma gigante, que fabricava aviões, motos e motores industriais. Os automóveis eram, naturalmente, o próximo passo.

    O modelo foi fabricado de 1928 a 1931 e, como era comum na época, o mesmo chassi recebia diferentes carrocerias. Assim, o pequeno veículo tinha diferentes versões: coupé, tourer, sedã.

    A mais interessante, porém, era a Sports Typ 600, uma versão esportiva roadster feita pela fabricante de carroceria Ihle. Ela já possuía a famosa grade dupla na frente -conhecida como "kidney" -, que até hoje é a principal característica de design da BMW.

    Denis Cisma/Folhapress
    André Barros Beldi e a versão Sports Typ 600 do BMW Dixi ano 1928
    André Barros Beldi e a versão Sports Typ 600 do BMW Dixi ano 1928

    A foto acima é de um exemplar de 1928. Há apenas mais seis modelos iguais a esse no mundo, sendo que um fica no museu da montadora, na Alemanha.

    Esse carro provavelmente é o BMW mais antigo em território brasileiro e um dos primeiros no mundo a receber a famosa grade.

    O proprietário é o publicitário André Barros Beldi, 34. Ele encontrou o carro desmontado e guardado em caixas, no Rio Grande do Sul, em 2010.

    A partir daí, fez uma restauração completa, incluindo a fabricação de muitas peças. O serviço terminou só em 2013.

    Desde então, o carro já participou de exposições e até de uma corrida de calhambeque, a "Pé na Tábua".

    O veículo foi uma das estrelas do Encontro Brasileiro de Autos Antigos, realizado no último domingo (24) em Águas de Lindóia. Beldi levou, além do Dixi, um Land Rover série 1 ano 1951 e um Alfa Romeo 6C Boneschi 1950. Competindo com outros 660 veículos, os três carros foram premiados.

    retrovisor

    Escreveu até junho de 2016

    por Denis Cisma

    Conhecido como Denis Cisma, é diretor de filmes premiado em Cannes e Clio Awards. É um entusiasta do universo automotivo.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024