• Colunistas

    Sunday, 12-May-2024 18:22:09 -03
    Denise Fraga

    A irmã do Ronaldinho

    10/11/2013 02h30

    Meu sorriso amarelava enquanto o marido da moça tentava decifrar os novos aplicativos para achar a câmera do celular. Depois do clique, a surpresa: "Você não é irmã do Ronaldinho? Sou fã do seu irmão!"

    É verdade, sou irmã do Ronaldinho, o R9, o famoso Ronaldinho de Niterói.

    Meu irmão Ricardo sempre amou futebol. Flamenguista doente, carismático, falador e piadista, chegou a ter o apelido de Galinha por ser fã absoluto do Galinho de Quintino, o grande Zico. Em dia de jogo, enfeitava a casa inteira de preto e vermelho e saía pro Maraca de bandeira em punho e um urubu de pano na cabeça.

    Foi chefe de torcida, jogou futebol a vida inteira, mas nunca chegou a ser o craque que sonhava. O tempo passou e, muitos anos mais tarde, numa artimanha do destino, seu filho mudou de escola, e ele resolveu se inscrever no futebol que os pais organizavam nas noites de quinta.

    Ilustração Zé Vicente

    O time de pais de até 40 anos estava completo. Ele, então com 37, se agregou temporariamente à equipe sênior. Nasceu um craque!

    Com muito menos cabelo e muito mais barriga, meu irmão se tornou o grande artilheiro que sempre sonhou. Não saiu mais do time, foi batizado de Ronaldinho e assim é conhecido por uma legião de amigos e fãs em Niterói.

    Tem torcida organizada que canta música com seu nome, monta campeonatos, contrata juízes federados e ainda se encarrega do churrasco de comemoração. Faz fisioterapia, acupuntura e um incrível malabarismo em sua agenda pra manter a seriedade com que leva sua vida de atleta amador.

    Ricardo é um menino grande. Sabe extrair como poucos os prazeres desta vida e contagia todos à sua volta com seu "know-how" para o divertimento. A moça do aeroporto quis tirar uma foto comigo porque, na verdade, era fã do meu irmão.

    Eu também sou. Dia desses, foi ele que me mandou uma foto abraçado a ninguém mais ninguém menos que seu adorado Zico.

    Estavam os dois de uniforme. Tinham acabado uma partida e Ricardo estava nas nuvens. Pequenas surpresas da maturidade.

    denise fraga

    Escreveu até dezembro de 2016

    É atriz e autora de "Travessuras de Mãe" (ed. Globo) e "Retrato Falado" (ed. Globo).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024