• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 17:24:17 -03
    Denise Fraga

    De minoria

    26/04/2015 02h00

    Dona Maria deixa a carne fora da geladeira e diz:

    —A carne estragou! Seu João me paga.

    Vai ao açougue e reclama com o açougueiro.

    —Minha senhora, o problema é seu e não da vaca. Vaca é pra ficar no pasto. Se queremos lhe dar outra utilidade além de simplesmente ser vaca, temos que arcar com as consequências. Para fazer sua parte como alimento, a vaca tem que ir pra geladeira. Carne fora da geladeira estraga, a senhora não sabia?

    Minha avó nos contava essa historinha quando ameaçávamos não querer ir à escola.

    —Criança estraga! —ela dizia.

    Ilustração Zé Vicente

    Sempre que começa a discussão sobre a maioridade penal, lembro da minha avó.

    O que vamos fazer? Vamos colocar meninos cada vez mais novos na cadeia por não termos lhes colocado na escola? O que vamos fazer com meninos que desde os oito anos estão com uma arma na mão, que crescem sabendo que suas chances de passar dos 20 anos são bem poucas, que servem à estrutura do tráfico e são "protegidos" por ela?

    Meninos que têm seus professores e seus guardas ganhando o que ganham? Meninos que cometem atrocidades e dizem de cara limpa "sou de menor"? Vamos criar um depósito de crianças que não conseguimos educar? Vamos deixar que esses meninos se juntem à barbárie do sistema carcerário brasileiro?

    Alguém acha que esses meninos fazem ou deixam de fazer alguma coisa pensando em sua punição? Existe alguma possibilidade de a redução da maioridade penal diminuir a violência?

    É claro que não. E, mesmo se assim fosse, vamos ser hipócritas a ponto de prender meninos de 16 anos num país onde reina essa absurda diferença social? Com governos atrás de governos que não criam um plano efetivo, radical e revolucionário para nosso falido sistema educacional? Onde não se consegue nem responder aonde fica uma criança fora do horário escolar enquanto seus responsáveis dão duro para ganhar o salário de fome que ganham? Faça-me o favor!

    Fiquei chocada quando li a respeito do percentual dos que aprovam a redução da maioridade penal. Que tristeza.

    Eu também não sei o que fazer com menores que cometem crimes, mas sei o que não fazer. Colocá-los na cadeia é uma solução fácil, desrespeitosa, leviana e covarde num país onde pouco se faz pelo real desenvolvimento humano. Que tristeza.

    denise fraga

    Escreveu até dezembro de 2016

    É atriz e autora de "Travessuras de Mãe" (ed. Globo) e "Retrato Falado" (ed. Globo).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024