• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 09:53:31 -03
    Edgard Alves

    O Dia Olímpico e a Lava Jato

    23/06/2015 02h00

    Embora haja motivo para uma festa um pouco maior por aqui –afinal, faltam apenas 409 dias para a abertura da Olimpíada do Rio, o Dia Olímpico, hoje, deve ser comemorado em praticamente todo o mundo, como de praxe, de forma discreta.

    Além do Brasil, o COI tem outros 204 comitês olímpicos nacionais filiados. A comemoração deve ter um pouco mais de intensidade em Baku, no Azerbaijão, onde cerca de 6.000 atletas participam dos Jogos Europeus em 20 esportes, dos quais 16 deles são olímpicos.

    Na verdade, 23 de junho é data da comemoração de aniversário de fundação do Comitê Olímpico Internacional, ocorrida em 1894, numa iniciativa do barão Pierre de Coubertin, um aristocrata francês.

    Dois anos depois, foram disputados os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia. O Dia Olímpico foi oficializado pelo COI e comemorado mundialmente a partir de 1948. No Brasil, em 1998, a Lei Pelé tornou a data também o Dia Nacional do Esporte.

    Além de ser a sede da próxima Olimpíada, o Brasil tem outra motivação nessa efeméride: uma enorme delegação esportiva nacional está arrumando as malas para seguir rumo a Toronto, no Canadá, onde em 10 de julho começam os Jogos Pan-Americanos, com participação de 41 países das Américas.

    O Comitê Olímpico do Brasil aproveita para lançar o mascote do Time Brasil, no Rio, com a presença da presidente Dilma Rousseff, políticos e empresários. Pela natureza do evento, o esporte deve ser o assunto preponderante, mas, provavelmente, os desdobramentos da Operação Lava Jato, que investiga corrupção envolvendo empreiteiras, executivos e políticos, será assunto concorrente e forte no encontro.

    Ainda mais que, coincidentemente, algumas empresas denunciadas por possíveis trapaças atuam no parque de obras da Olimpíada. Até aqui, porém, não apareceram escândalos relacionados a contratos dos Jogos.

    Aliás, canteiro de obras olímpicas é assunto recorrente na atualidade. Na semana passada, o UOL reproduziu trechos de reportagem do jornal inglês "Daily Mail" com críticas pesadas aos preparativos do Rio.

    "Nossas imagens mostram que deve haver um sentimento de pânico entre aqueles responsáveis por colocar em ação 'O Maior Show da Terra em 2016'", diz um trecho da publicação.

    O jornal faz uma comparação com a preparação de Londres-2012 e diz que o cronograma da Rio-2016 "deixa muito a desejar". O prefeito Eduardo Paes garante que tudo ficará pronto a tempo. Mas o jornal questiona se realmente isso será possível.

    A EOM (Empresa Olímpica Municipal), órgão da prefeitura do Rio que conduz as obras, rebateu as críticas afirmando que a reportagem apresenta diversos erros e foi escrita apenas com base em observações. Teria solicitado ao "Daily Mail" que avaliasse a manutenção no ar da reportagem. Ontem, o texto seguia à disposição dos leitores.

    JOGOS 2020

    Beisebol/softbol, boliche, caratê, patinação, escalada esportiva, squash, surfe e wushu (arte marcial) foram pré-selecionados entre 26 concorrentes para disputarem uma ou mais vagas na programação dos Jogos de Tóquio-2020. Dirigentes esportivos, empresários e políticos japoneses definirão os escolhidos.

    A decisão final deve ser ratificada pela 129º sessão do COI, que se reunirá no Rio de Janeiro em agosto, às vésperas dos Jogos de 2016, que terão como novidades rúgbi e a volta do golfe.

    JOGOS 2024

    Paris, local onde o COI foi fundado, deve oficializar nesta terça (23), valendo-se da oportunidade do Dia Olímpico, a sua candidatura aos Jogos de 2024. Outras aspirantes confirmadas são Roma, Boston e Hamburgo. Budapeste pode entrar na disputa.

    O prazo final de propostas de candidatura é 15 de setembro próximo e a escolha final em 2017. Paris já recebeu a Olimpíada em 1900 e em 1924.

    edgard alves

    Jornalista esportivo desde 1971, escreve sobre temas olímpicos. Participou da cobertura de seis Olimpíadas e quatro Pan-Americanos. Escreve às terças.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024