• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 19:05:38 -03
    Eduardo Scolese

    Seca e crise nas eleições

    15/02/2016 02h00

    SÃO PAULO - Eleição municipal, no Brasil, é quase sinônimo de guerra e de chantagem. Em especial nas pequenas cidades, a disputa pela cadeira de prefeito não poucas vezes ocorre na base da troca de favores, de ameaças e de violência entre os eleitores e os próprios candidatos.

    Em outubro próximo, quando 144 milhões de pessoas de 5.570 municípios do país poderão ir às urnas, dois fatores coincidentes tendem a agravar ainda mais esse quadro de tensão: a seca e a crise econômica.

    A estiagem, todos sabem, faz parte da rotina dos Estados do semiárido. Mas a atual escassez de chuvas na região é uma das mais severas em décadas, o que resulta em um cenário prolongado de cidades em situação de emergência, açudes vazios, animais mortos e plantações perdidas.

    Tudo isso amplia a fragilidade do eleitor e o deixa mais exposto a favores dos candidatos em troca da promessa de voto, a chamada "pidança". Ofertas não faltam. Uma comum é o candidato oferecer caminhão-pipa para abastecer a cisterna seca do eleitor, que, em troca, expõe o cartaz da campanha na porta de casa. Outra é o empréstimo de pequenas máquinas, como tratores, para que o eleitor acelere o plantio de subsistência.

    Some esse quadro ao agravamento da crise econômica, que derrubou orçamentos das prefeituras, essas cada vez mais dependentes de verbas federais (que sumiram) e dos fundos constitucionais (que recuaram).

    O resultado é de caos financeiro, com serviços paralisados e dispensa de funcionários, fatores que derrubam a popularidade do prefeito e o colocam como azarão da disputa.

    Em desvantagem e desesperados pela reeleição, como já se viu em outros pleitos, alguns deles ampliam o uso da máquina para chantagear eleitores e perseguir adversários. Nada muito diferente do que Victor Nunes Leal (coronelismo) e Maria Isaura Pereira de Queiroz (mandonismo) escreveram décadas atrás em clássicos da literatura nacional.

    eduardo scolese

    É editor do núcleo de Cidades.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024