• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 17:42:33 -03
    Eduardo Sodré

    Não é só a fumaça que mata

    31/03/2013 22h38

    As discussões recentes sobre a inspeção veicular em São Paulo começaram de trás para frente: os intervalos entre as vistorias estão sendo discutidos antes de os métodos serem estabelecidos. Pode-se perder uma chance de dar um passo adiante e criar um programa que seja referência no Brasil.

    Implementar um sistema obrigatório de vistoria não é algo de apelo popular. Custa caro, gera taxas, exige que o motorista leve seu carro a postos de inspeção e ainda corra o risco de ser reprovado. Entretanto, é salutar medir o quanto os veículos poluem.

    Porém, não é só a fumaça que mata. Carros mal conservados estão sujeitos a acidentes por falha mecânica, o que torna necessária a inspeção de segurança.
    Trata-se de uma análise ampla, com checagem de freios e suspensão, por exemplo.

    No Rio de Janeiro, veículos equipados com GNV (gás natural veicular) passam por uma inspeção anual mais complexa, pois a instalação pode interferir na estrutura do carro e acelerar seu desgaste.

    O custo extra para o proprietário é atenuado pelo desconto no IPVA. A alíquota, que é de 4% para automóveis movidos a gasolina, cai para 1% nos carros com GNV.

    O modelo carioca tem falhas, mas faz o motorista se preocupar com seu carro. Ninguém deseja ser reprovado na vistoria.

    Em países onde procedimentos semelhantes foram estabelecidos há décadas, como a Alemanha, criou-se a cultura da manutenção. Um carro em ordem colabora para o bem comum, e o motorista tem consciência disso.

    Para chegarmos a esse ponto, é necessário avançar nas discussões. Nossa legislação de controle de emissões está alinhada à europeia, com defasagem de poucos anos. O que não temos ainda é o controle universal da frota e a real preocupação com segurança, que deve ir além de campanhas para reduzir o número de acidentes nas estradas.

    eduardo sodré

    Carioca, é especializado no setor automotivo, que cobre desde 1999. Escreve aos domingos, mensalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024